sábado, 28 de outubro de 2006

Mundo Novo




França/Itália, 2006
Direção: Emanuele Crialese


Sicília, Itália, começo do século 20. Salvatore Mancuso está decidido a recomeçar a vida no Novo Mundo. Vende tudo o que tem para custear a viagem com os filhos e a velha mãe, para um lugar onde haja mais trabalho e oportunidades para todos. O destino escolhido é Nova York. Uma atmosfera misteriosa precede a viagem. Dos rituais de partida à energia de sua mãe, que subitamente consegue curar os habitantes da pequena vila em que moram, acometidos de uma estranha doença, tudo parece aconselhá-los a ficar. Mas nada demove os Mancuso da decisão de emigrar. O filme foi o vencedor do Leão de Prata de revelação no Festival de Veneza 2006.

"Mundo Novo" é daqueles filmes que você assimila aos poucos. Começa estranho, até meio bizarro. Depois você conhece os personagens e começa a achar interessante e quando chega ao meio você já está totalmente tomado.

Mistura o moderno muito bem com a história de época. Transmite a mensagem sutilmente e conta com uma direção perfeita, com atores sensacionais. O Roteiro consegue ser original recontando um momento da história conhecido por todos.

Direção de arte e figurino também chamam a atenção e a trilha sonora, a melhor que pude conferir dos filmes que vi. Canções regionais, instrumentais e a maravilhosa Nina Simone em passagens maravilhosas da película. Muito bom. Dei 4, mas como já disse. Assim que cheguei em casa, " Mundo Novo " já era um dos meus preferidos desta mostra. Muito bom!
28/10 sábado 23:20
Cinesesc
29/10 domingo 19:40
Espaço Unibanco de Cinema 3




Postado originalmente no O Crítico Sou Eu em 28/10/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai