domingo, 1 de novembro de 2009

JOGO DUPLO



Bélgica, Holanda, Alemanha, 2009
Direção: Johan Grimonprez
Alfred Hitchcock é um professor de história paranóico, involuntariamente apanhado em um jogo duplo no período da Guerra Fria. O mestre do suspense diz coisas erradas nas horas erradas, enquanto políticos do governo e da oposição pedem em desespero para que diga as coisas certas ao vivo na TV. Quando a televisão toma o lugar do cinema, e o debate entre Kruschev e Nixon não dá sinais de terminar, Alfred emerge num novo papel de dândi na TV, chantageando as donas de casa com produtos que não podem recusar. A paranoia pessoal espelha a intriga política: Hitchcock e seu duplo estão cada vez mais obcecados pelo assassinato perfeito. Subvertendo as imagens de TV e usando Os Pássaros como metáfora, o filme faz uma radiografia da evolução da cultura da catástrofe, do surgimento do cinema aos dias atuais.

Guerra Fria. Kruschev X Nixon. A televisão matando o Cinema. O perigo que Cuba representa e no meio disso tudo, um cômico Hitchcock apresentando comerciais ridículos. O filme traça um paralelo entre o perigo das consequências da Guerra Fria usando "Os Passáros" como metáfora. Loucura total, mas no mínimo instigante.

Um comentário:

  1. Uau!
    Esperemos agora a listagem da semana extra entao!
    rapaz, nao sei o que aconteceu pra pular comentários sobre o "A 40ª Porta". começa bem, piora, melhora de novo.. no fim das contas nada especial.
    Abço

    ResponderExcluir

resmunga ai