quarta-feira, 4 de novembro de 2009

HIMALAYA - TERRA DOS VENTOS



Coréia do Sul, França, 2008
Direção: Jeon Soo-Il

Choi chega a Jharkot, Nepal. Leva nos braços uma urna que contém as cinzas do operário nepalês Dorje, morto em um acidente. A família enlutada aguarda a chegada da urna. Encontrar os parentes do morto é mais doloroso do que ele pensava, e por isso ele decide ficar com a família. Cada vez que o vento sopra, rodas de oração em todo o canto da cidade entoam hinos melancólicos. Parece o fim do mundo, e não há ninguém para conversar. Fitando a esposa de Dorje ou um campo de neve nas terras altas, Choi deseja a paz de espírito, mas o vento apenas sopra pela cidade sem trazer resposta.

Os críticos e intelectuais que me perdoem, mas esse filme é chato demais. Não tem mensagem, metáfora, nada que me convença o contrário. Não caia na chamada roubada da sinopse, normalmente elas são sempre muito vagas. O filme é parado e praticamente sem diálogos. Se fosse bom, sem problemas, existem inúmeros filmes com essas características que são excelentes. O filme apela para a paisagem inóspita do Himalaya para tentar cativar o espectador com a estória deste homem que esta por lá de passagem. Ai mete no meio um cavalinho branco, a história do vento e blablabla. O filme todo temos este homem perambulando pelas montanhas e no resto vêmos o cotidiano da família onde ele está hospedado. O menino alimentando o bezerro, a mãe tirando piolho do menino e o avô tocando seu chocalho, tudo nos mínimos detalhes e em tempo real.Too much! O que me deixou mais triste foi que a sessão seguinte, que seria "Lebanon" e foi o motivo de eu pegar este filme foi cancelada e fiquei para conferir um filme que não estava na minha lista. Não gostei rsss.

Sessão 1371 05/11 21:40 Frei Caneca 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai