quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LIXO EXTRAORDINÁRIO


Brasil/Inglaterra, 2010
Direção: Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim

"Lixo Extraordinário" foi a mais recente inclusão do Brasil no Oscar, onde concorreu a melhor documentário, perdendo para o filme do post anterior, "Trabalho Interno".

Apesar do filme ser totalmente retratado no Brasil, sobre um fato nacional, a direção foi dada à uma inglesa. Apesar da co-direção de João Jardim, houve um imbróglio desagradável pois inicialmente seu crédito não foi dado. Apesar de tudo, o povo torceu como se o filme fosse 100% nacional, o que infelizmente não era o caso, mas valeu pela comunidade do Jardim Gramacho, que foi belamente retratado na película e que no dia do Oscar, criou um clima de final de copa do mundo para acompanhar a premiação.

Sempre gostei do trabalho do artista plástico Vik Muniz, inclusive, fui a uma exposição no Paço das Artes, na Usp, que falava sobre seu processo de criação das obras que ilustram e deram origem ao documentário, bem antes de saber que havia um roteiro sendo preparado.

Famoso por seus retratos utilizando matérias primas diferentes como chocolate e diamantes, Vik encontrou no lixo do aterro do Jardim Gramacho, o material perfeito para sua mais recente empreitada. No mesmo local ele abordou pessoas que tiram seu sustento de lá e começou a identificar seus personagens. Contratou alguns para trabalharem no seu estúdio no Rio por um período determinado de duas semanas.

O resultado das obras é fantástico, mas o melhor de tudo foi o processo. Utilizando mão de obra local, mesmo que por tempo determinado, fez muito bem para todas as partes envolvidas. Para os recicladores, a esperança de que dias melhores virão e para a equipe de Vik, a certeza de ter feito algo realmente válido, que enche a alma de satisfação. Toda a renda das obras foram leiloadas em Londres e revertida para a comunidade de Gramacho.

Impossível no entanto não compará-lo ao belo "Estamira", na minha opinião, um filme maior em todos os aspectos. Em "Lixo Extraordinário" também têmos personagens cativantes, com histórias sensacionais. Têmos vária(o)s Estamiras, que emocionam com suas palavras. Mas isso não é difícil de encontrar e nem precisa ir longe. Você já conversou com o porteiro do seu prédio? Esse cara tem história ...

O grande conflito da trama é saber como estes personagens irão reagir quando o conto de fadas acabar e retomarem suas rotinas. Uma coisa é fato: foram duas semanas que mudaram a vida de todos os envolvidos para sempre. Exercite o desapego ao material.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai