quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BOLLYWOOD: A MAIOR HISTÓRIA DE AMOR DE TODOS OS TEMPOS

Índia, 2011
Direção: Rakeysh Omprakash Mehra e Jeff Zimbalist

O documentário conta a história da Índia através de filmes realizados pela maior indústria cinematográfica do mundo: Bollywood.

Utilizando-se de fragmentos de filmes de várias épocas e com depoimentos de diretores, atores e roteiristas, o documentário traça um panorama desta grandiosa indústria de mais de 70 anos.

Dividido em 4 partes: independência, escapismo, o sistema e nova ordem, os diretores nos mostram as mudanças ocorridas no cinema indiano de acordo com cada época. Mudanças estas que sempre mantiveram a mesma base para tratar de diferentes momentos históricos desta jovem democracia: a música e a dança.

Podemos conferir então toda exuberência da cultura riquíssima deste país. Bollywood já provou ser capaz de realizar grandes e espetaculares produções que não deixam nada a dever a matriz americana. A grande e visível diferença está nos roteiros e atuações "over the top", beirando o cafona e o brega mesmo, mas é disso que o povo de lá gosta, histórias de amor com finais felizes e no meio uma briga entre mocinho e bandido. É sempre assim.

Alguns atores são tratados pela população como verdadeiros deuses. Deuses de Bollywood. Eu particularmente adoro a cultura indiana. Sua música, dança, culinária, vestimentas belas e super coloridas e o modo como se relacionam com a religião. Para encher os olhos e a alma mediante a alegria deste povo, apesar de tanta miséria. O tal escapismo. Muito bacana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai