segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A QUESTÃO HUMANA

França, 2007
Direção: Nicolas Klotz

Um dos melhores atores franceses da atualidade, Mathieu Amalric, interpreta neste filme de Klotz, o psicólogo de uma grande empresa pertroquímica alemã.

Seu trabalho é evitar que o stress de demissões em massa por exemplo prejudique a produção da empresa. Outra função é supervisionar funcionários que se desviem da conduta da empresa e das expectativas da chefia.

Certo dia ele é designado por um diretor para monitorar os passos do vice-presidente, que anda apresentando dificuldades para tomar decisões importantes. A aproximação de Simon então deve ser meticulosa e delicada, mas logo o investigado dá conta de suas intenções e seus motivos.

A partir daí misteriosas cartas começam a surgir e o investigado dá declarações inesperadas da relação do alto escalão da empresa com o nazismo. E é aí que começa a crise de Simon. Ao justificar que apenas segue ordens, ele não estaria agindo como os antigos militares que permitiram o massacre dos judeus?

Uma comparação para se pensar, entre os métodos empregados de seleção racial e social dos nazistas e os competitivos processos internos das grandes corporações atuais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai