terça-feira, 8 de novembro de 2011

BALANÇO DA 35º MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO


Mais uma Mostra chegou ao fim, ou quase, ainda tá rolando a repescagem até 5º Feira, mas já é possível fazer um balanço da edição 2011.

Tem uma figurinha carimbada da Mostra, que comentou que essa era a pior Mostra que ele já frequentou. Que dá pra contar nos dedos das mãos os filmes realmente bons que vieram para SP. Infelizmente, tenho que concordar. Já senti emoções maiores em Mostras passadas. É claro que teve bons filmes, mas teve muitos medianos e ruins também.

Ele disse que o Festival do Rio foi muito melhor e que vários filmes que lá estavam, não vieram para cá. Os curadores ficam nessa rixa de ineditismo e quem sofre somos nós cinéfilos. Mas não é a primeira vez que ouço que o Festival de lá é melhor. Dizem que é mais organizado e muito mais fácil para adquirir os ingressos, poupando as pessoas de ficarem horas ao sol na fila da repescagem por exemplo.

Mas não há de ser nada. Eu amo a Mostra de SP mesmo assim. Já devo estar na minha 10º edição e no blog posto sobre ela desde a 29º Mostra. Neste ano conferi cerca de 30 filmes, poderia ser mais, muito mais, mas tá ótimo. Senti falta de títulos israelenses e não consegui conferir os poucos iranianos que por aqui passaram. Uma pena, pois trata-se de um cinema em extinção. Mas deu pra viajar bastante pelo Mundo e pelo Brasilzão. Conheci novos frequentadores, revi as figurinhas carimbadas e me diverti a valer, como sempre.

Foram noites mal dormidas e dias de alimentação duvidosa. Enquanto o sol brilhava lá fora, eu viajava com prazer na sala escura. Um prazer imensurável, que somente quem ama a 7º Arte como nós, frequentadores de longa data da Mostra, sabe o que é ficar o dia inteiro no cinema, das 14h à 0h, às vezes até mais e estar pronto pra outra no dia seguinte. Que venha a 36 º! Desta vez, sem o mentor Cakoff. Espero que onde quer que você esteja, tenha ao menos uma sala de cinema para lhe confortar. Obrigado e Vive le Cinéma!

A lista do Cinemadicto deste ano ficou assim:

ps: Lembrando sempre que se trata de minha opinião pessoal, afinal, cada um enxerga o cinema de uma maneira e ai que mora a beleza da arte.

Entenda a votação:



O MELHOR



NOTA 5








NOTA 4













SURPRESAS SUPER AGRADÁVEIS





BOMBAS





Até o ano que vem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai