terça-feira, 29 de novembro de 2011

TRABALHO INTERNO

EUA, 2010
Direção: Charles Fergunson

Vencedor do Oscar de melhor documentário de 2011, "Trabalho Interno", que segundo o economista Luiz Gonzaga Beluzzo, trata-se de uma expressão idiomática e portanto não cabe uma tradução literal, como foi feita no título em português (que novidade), trata da enorme crise econômica que explodiu em 2008 e que reflete até hoje no mundo globalizado.

Narrado por Matt Damon, Fergunson nos apresenta uma pesquisa hiper detalhada de todos os motivos que acarretaram na crise. Pesquisa essa que tornava algumas entrevistas hilárias, pelo fato dele ter argumentos para questionar qualquer resposta dúbia ou irrelevante dos envolvidos.

"Inside Job", escancara os podres de Wall Street e expõe uma mantelada de mentiras e condutas criminosas que prejudicaram a vida de milhões de pessoas mundialmente por conta da cobiça dos mentores do esquema.

Um rombo de 20 TRILHÕES de dólares que ocasionou no tsunami econômico de 2008, uma crise que não se via desde 1929.

O filme mostra a relação de acadêmicos respeitados de intuições educacionais de prestígio com o governo e a relação dos executivos de Wall Street com drogas e prostituição, o pedaço moralista da obra de Fergunson indispensável a toda obra americana.

O filme ainda revela que muitos dos agenciadores e conselheiros de Bush Jr, continuam a dar as cartas no governo Obama, mesmo após o ocorrido. Com isso a crise em países como Grécia, Espanha, Irlanda e Portugal, continua a demonstrar que o tsunami ainda ronda o planeta, restando a estas nações aceitarem a ajuda do FMI e enfatiza algo que infelizmente vêm se comprovando já faz algum tempo: Obama é um banana.

Mais que um documentário, uma aula de economia que revela para nós simples mortais, muito mais do que nossa vã filosofia permite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai