sábado, 5 de novembro de 2011

ATTENBERG

Grécia, 2010
Direção: Athina Rachel Tsangari

"Attenberg" chega para consolidar o renascimento do cinema grego. Após o ótimo "Dentes Caninos", que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro e levou o prêmio Un Certain Regard em Cannes, "Attenberg" garfou o prêmio de melhor atriz para sua protagonista em Veneza.

E logo de cara já é possível estabelecer semelhanças entre os dois filmes. Aliás, o diretor de "Dentes Caninos" participa do filme de Athina como o amante de Marina, personagem de Ariane Labed e Athina foi produtora associada de "Dentes Caninos". Ou seja, qualquer semelhança não é mera coincidência, embora Attenberg seja um filme menor que Dentes.

Marina possui muito mais apreço aos animais do que a raça humana, que ela considera repulsiva. Isso é demonstrado em vários momentos através de impulsos primários utilizando-se de uma linguagem física exacerbada.

Embora pareçam pessoas sem sentimentos, talvez em virtude do mundo baseado no consumismo, Marina possui uma relação bastante sincera e afetuosa com seu pai, mesmo este estando em processo de abandonar o mundo físico.

Um filme difícil e um tanto bizarro, mas a mensagem está dada e cabe ao espectador abraça-la ou não.







Programe-se:
05/11 - Frei Caneca - 21h50
06/11 - Cinesesc - 20h50
07/11 - Frei Caneca - 19h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai