domingo, 6 de novembro de 2011

A MALETA MEXICANA

EUA/México, 2011
Direção: Trisha Ziff

Com depoimentos de refugiados da Guerra Civil Espanhola e de netos dos que foram mortos (foram mais de 500 mil), o lindo documentário narra através de fotos encontradas quase 70 anos depois no México, após terem sido consideradas perdidas, este triste episódio da humanidade.

As fotos foram tiradas por famosos fotógrafos como o alemão Robert Capa, a polesa Gerda Taro e o húngaro David Seymour, todos exilados de seus respectivos países e levaram o fotojornalismo de Guerra a outro patamar. Nunca havia-se chegado tão perto da ação, do front. Nunca as fotos de Guerra foram tão realistas.

São mais de 4500 fotos encontradas e que foram expostas em Nova York no ano de 2007. O filme conta também o sofrimento dos exilados na França e a relação com o México, que foi o único país que apoiou e aceitou os mesmos e a geração que nasceu por lá em virtude do exílio de seus avós.

Durante muito tempo o governo espanhol ignorou seu passado, que veio à tona com a necessidade e ânsia dos parentes afetados em saciar suas perguntas. Não se constrói um futuro sem memórias. Filmaço.






Programe-se:
09/11 - Frei Caneca - 19h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai