quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MUNDO INVISÍVEL

Brasil, 2011
Direção: Manoel de Oliveira, Jerzy Stuhr, Guy Maddin, Gian Vittorio Baldi, Marco Bechis, Wim Wenders, Maria de Medeiros, Theo Angelopoulos, Atom Egoyan e Laís Bodanzky.

A Mostra convidou dez diretores renomados de todo o mundo para realizarem curtas na cidade de São Paulo sobre o tema invisibilidade no mundo atual.

Vou utilizar a linguagem popular de nosso ex-presidente para resumir este filme coletivo. Não adianta somente juntar um monte de craques para o time ser campeão. Lembra dos galáticos do Real Madrid? Não deu certo não é mesmo. Com cinema é a mesma coisa.

Ninguém duvida da genialidade e capacidade de mestres como Manoel de Oliveira e Theo Angelopoulos, mas cá entre nós, o curta do centenário mestre português é o pior de todos. Aliás, o filme vale mesmo pelos curtas da brasileira Laís Bodanzky, diretora de "Bicho de 7 Cabeças" e "As Melhores Coisas do Mundo" que fez o curta entitulado "O Ser Transparente", sobre a profissão do ator, Wim Wenders, com "Ver ou Não Ver", sobre o trabalho maravilhoso realizado na Santa Casa com crianças que não possuem mais de 30% da capacidade visual e o último de Atom Egoyan, "Yerevan - O Visível", sobre o avô armênio de Leon Cakoff.

Ainda bem que o melhor ficou para o final, pois o começo foi bem ruinzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai