terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A PELE QUE HABITO


Espanha, 2011
Direção: Pedro Almodóvar

"A Pele que Habito" não é um Almodóvar qualquer, prepare-se para um filme diferente. As cores quentes e gritantes não estão presentes, mas nem por isso deixa de ser extremamente sexy. A polêmica, bem, essa não poderia faltar em tratando-se de Almodóvar e aqui ele aborda assuntos considerados "tabu", como a troca de sexo e a ética medicinal, ou a falta de.

Dezenove anos depois do sensacional "Ata-me", Antonio Banderas está de volta ao universo de Almodóvar. Aqui ele interpreta Robert, um cirurgião plástico que após perder a mulher queimada em um acidente de carro, fica obcecado pela criação da pele perfeita. Robert possue uma clínica dentro de sua bela residência, o que permite discrição para seus pacientes e liberdade para seus experimentos realizados sem escrúpulo algum.

Os tons frios utilizados são adequados para a profissão do protagonista, como na sala de cirurgia por exemplo, mas Almodóvar usa e abusa da bela cobaia e do sexy appeal de Banderas. Isso basta.

A primeira parte do filme é um tanto monorrenta, mas depois que as peças começam a encaixar, UAU! O filme vira um belo trhiller, onde é impossível não lembrar do trabalho do mestre Hitchcock. Almodóvar constrói seu Frankstein pelas mãos de Robert e nos proporciona uma viagem surreal e bizarra, bem à sua maneira. Androginia, mudança de sexo, tortura e falta de ética são apenas alguns elementos deste mais recente filmaço de Almodóvar. Banderas impecável na sua atuação e Marisa Paredes mais uma vez interpretando uma grande mãe.

Baseado na obra Mygale de Thierry Jonquet, "A Pele que Habito" é um suspense cruel, frio e instigante. Terrivelmente cruel. Um dos melhores de Almodóvar com certeza.

Obs: Destaque para a excelente trilha, com direito a bela voz rouca de Buika.





Um comentário:

  1. Roger, Almodóvar é mestre em fazer os filmes mais perturbadores que eu já vi! Pensava que "La mala educación" era forte, mas este "A pele que habito" é sinisssssstro! Abs

    ResponderExcluir

resmunga ai