terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ISTO NÃO É UM FILME

Irã, 2010
Direção: Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb

O cineasta iraniano que dirigiu filmes excelentes como "O Círculo" e "Fora de Jogo", não se conteve com a condenação do governo iraniano que lhe submeteu uma pena desumana. Alguns meses atrás ele foi preso por "exercer atividades contra a segurança nacional e propaganda contra o regime". Após grande repercussão internacional, Panahi foi liberado para cumprir sua sentença em prisão domiciliar, sentença esta que além dos 6 anos de privação, inclui 20 anos sem poder escrever roteiros, dirigir filmes e conceder entrevistas.

O documentário mostra um dia na vida de Panahi, que entediado, começa a filmar a esmo ideias que lhe vêem a cabeça no espaço restrito de seu apartamento. Como declaradamente não entende nada de técnica, ele chama o documentarista Mojtaba para lhe auxiliar na empreitada. Ele tenta por exemplo contar a história do filme em que estava trabalhando e que teve que ser engavetado por motivos óbvios. Com fita crepe, faz marcações no chão da sala tentando simular as locações, como o quarto da jovem protagonista. Ele se esforça, mas sua frustração é nítida e não consegue finalizar. Naquele momento é possível sentir toda sua angústia por estar de mãos atadas e não poder exercer sua paixão.

Panahi sabe que aquilo pode ser tedioso para a audiência e muda de assunto. Resolve analisar filmes passados que realizou e dá uma aula de direção ao revelar técnicas utilizadas com seus atores.

Mesmo sendo algo despretensioso e sem roteiro algum, os Deuses do cinema agraciam Panahi com a chegada do zelador que vai buscar seu lixo, o que proporciona uma sequência final que com certeza não seria tão boa se tivesse sido planejada. Triste, engraçada e emocionante.

Apenas pelo mote o filme já se basta. Um governo tirânico onde a maior preocupação é o desenvolvimento da bomba atômica não deve ser respeitado. Um país com leis da época da pedra, que humilha suas mulheres e priva seus artistas de se expressarem deve ser rejeitado mundialmente. Espero que você saia logo dessa Panahi e possamos enfim, desfrutar novamente de sua bela arte. Força!

Obs: O filme saiu do país por um pendrive. E mais uma vez os Deuses da Sétima Arte exerceram seu poder quando os censores não conferiram seu conteúdo. Obrigado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai