sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A ÚLTIMA ESTAÇÃO

Alemanha/Rússia/ Inlgaterra, 2009
Direção: Michael Hoffman

Everything I Know,
I know only because I love.

Tolstoy - War and Peace

Leon Tolstoy, o escritor do povo e idolatrado mundialmente, tido por muitos como o maior de todos os tempos, tem os últimos dias de sua vida retratados neste filme.

Um homem dividido entre sua ideologia e o casamento de 48 anos com Sofya, interpretada pela ótima e bela, Helen Mirren. Aliás, o elenco é de respeito. Além de Mirren, têmos Christopher Plummer, que recebeu indicação ao Oscar por sua interpretação de Tolstoy, Paul Giamatti no papel do discípulo Chertkov e James McAvoy no papel de Valentin, o secretário particular de Tolstoy, rebelde e sentimental.

Convivendo com o mito endeusado, Valentin descobre que Tolstoy também é de carne e osso. Descobre que o mestre também já aprontou das suas e que sim, possue desejos como todo humano.

O que gera o conflito da trama é o fato de Tolstoy querer abdicar de todos os direitos que possue sobre suas obras e simplesmente, repassá-los para o povo russo, o que deixa Ana Sofya transtornada, ocasionando assim conflitos de Ana com tudo e todos, exceto Valentin, que demonstra piedade e solidariedade para com Ana Sofya. Ao conhecer o mestre de perto, ele sabe que aquilo que faz talvez não seja o correto e uma mulher/companheira que te aguenta por 48 anos, não deve ser deixada de lado e ignorada da maneira como ocorreu.

Em tempos de reedição de livros clássicos da literatura russa por aqui (Guerra e Paz acaba de ser relançado em papel bíblia com mais de 2500 páginas), conferir um pouco deste escritor genial, que tinha até uma Igreja Tolstoyana com inúmeros seguidores, é uma ótima pedida, embora muito pouco para o tamanho deste incrível homem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai