terça-feira, 26 de outubro de 2010

SOBRE SEU IRMÃO

Japão, 2010
Direção: Yoji Yamada

Tragicomédia japonesa, no melhor estilo humor inocente, sentimental e fofinho. Pois é, o cinema japonês costuma ser fofo e aparentar certa inocência nas suas piadas e brincadeiras. As vezes é açucarado demais e beira a comédia pastelão. Possui um ritmo diferente, um olhar diferente, próprio deles. Claro que não são todos, mas costuma ser oito/oitenta. É preciso estar acostumado e conhecer para não estranhar. Para ocidentais, as piadas podem não surtir muito efeito.

"Sobre Seu Irmão" , apresenta um tabu para a sociedade nipônica, são tantos né. Eu que o diga. Tendo pai japonês, sei bem como funciona a cabeça tradicional dos velhos japs. O filme conta a história do tal irmão mais novo, aquela ovelha negra que toda família têm. Só que o irmão mais novo em questão, tem 50 anos, não tem emprego fixo, tenta ser ator, não casou, não tem filhos e esta atolado em dívidas. Em uma sociedade que vive pressionando o cidadão, uma pessoa como essa é uma verdadeira aberração. Se não bastasse, ele não consegue se controlar em eventos sociais e sempre dá vexame com suas bebedeiras causando vergonha nos familiares.

Mas é preciso saber perdoar e embora a irmã dele jure de pé juntos que nunca mais quer vê-lo, ela sempre o ajuda, mesmo com a relação conturbada. Filme bonitinho, mas será que é preciso esperar a pessoa estar a beira da morte para perdoá-la? Sei não viu. As vezes esse povo é muito bizarro.

28/10 - Frei Caneca 2 - 17h10
03/11 - Cinemateca/BNDES - 19h40
04/11 - Cultura 1 - 15h40





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai