quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É PROIBIDO FUMAR

Brasil, 2009
Direção: Anna Muylaert
Vencedor do 42° Festival de Brasília, "É Proibido Fumar" é um filme simples, justo e criativo, mostrando que o verdadeiro valor da Sétima Arte está no roteiro.
Sete anos após dirigir seu último filme "Durval Discos", Anna Muylaert nos apresenta mais um belo trabalho. Com a excelente e polivalente Glória Pires no papel de Baby e o Titã Paulo Miklos no papel de Max, temos um casal protagonista cheio de dramas e amores.
Baby é uma pacata professora de violão e fumante inveterada. Sua vidinha anda meio monótona e as vezes ela parece entediada com o rumo que sua vida tomou de suburbana classe média vivendo no limite. Eis que surge Max, músico e até meio inocente de alma, como quando elogia a comida da ex e pede dinheiro emprestado a Baby, dizendo que para ele, eles são um casal e ela sempre será a primeira pessoa a que ele irá recorrer, na alegria ou na tristeza. Max é rockeiro e tem um cão chamado Hendrix, mas toca samba em uma churrascaria para sobreviver. Apesar da relação com Baby ir bem, sua ex detém um poder enorme sobre este homem e a comédia vira drama.
O roteiro é muito bem escrito, apesar de achar que ele forçou um pouquinho a barra em dado momento. Assista e entenderá o que estou falando. Mas o filme não chega a degringolar por causa do fatídico episódio.
Destaque para as participações especiais da Família Abujamra (hilária), de Lourenço Mutarelli, comédia como sempre no papel de corretor, de Peréio como sambista dono de churrascaria e de Pitty, não pelo seu talento interpretativo, mas pela beleza.
Na minha modesta opinião, o grande trunfo do filme é o destaque dado para as cenas que retratam nosso simples cotidiano. O encontro no elevador, a conversa com o porteiro, com o balconista do boteco e por aí vai. Todos estes elementos do cotidiano agregados resultaram em uma deliciosa comédia, que por pouco não vira drama. Sem contar as impagáveis e cômicas cenas de Baby tentando largar o vício do cigarro.
Respira, toma água. O cigarro parece seu amigo, mas ele é seu inimigo. Com certeza, um dos melhores filmes nacionais de 2009 e o final ... Não poderia ter melhor fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai