domingo, 24 de outubro de 2010

NOSTALGIA DA LUZ

França/Alemanha/Chile, 2010
Direção: Patricio Guzmán

Ufa!(suspiro). A Mostra não poderia ter começado melhor para mim. Após uma linda animação, poder conferir este documentário poderoso ja fez meu dia.

Confesso que sou suspeito, afinal, o tema astronomia me fascina, mas este doc vai muito além da astronomia. O diretor traçou um paralelo entre a busca do passado e das origens do universo pelos astrônomos, em especial, os que se localizam no deserto do Atacama no Chile, local onde você pode chegar mais perto das estrelas e a incessante busca das mulheres que perderam pessoas amadas para a ditadura de Pinochet. Um passado muito mais recente, mas também, muito mais obscuro que aquele estudado pelos astrônomos e arqueólogos.

Imagine você perder seu filho, pai, mãe, irmão, marido. A pessoa amada some e você nunca, mas nunca saberá o que aconteceu com ela, onde esta seu corpo, nem um mero resto, um pedaço de osso que o valha para poder descansar o resto de sua vida em paz. Que agonia, que tortura.

Uma analogia incrível realizada por Guzmán em um dos filmes mais impressionantes que já conferi. Se o presente não existe e o passado já morreu, o futuro ... o futuro nunca chega! PODEROSO!

25/10 - Cine Livraria Cultura 1 - 14h
31/10 - Belas Artes - 16h10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai