sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HISTÓRIA DE KYOTO

Japão, 2010
Direção: Yoji Yamada

Com a colaboração de jovens cineastas, Yoji Yamada conta a história de um triângulo amoroso. O filme foi rodado na cidade cenográfica de Uzumasa, local onde foram filmados clássicos do cinema nipônico como "Rashomon", de Kurosawa.
Além do triângulo amoroso, o filme fala da tradição japonesa dos pais quererem que seus filhos toquem seus negócios. Essa parte que aborda a tradição, ou melhor, essa verdadeira obsessão oriental de que todo filho deve trabalhar com o pai, é contada através de depoimentos, como se fosse um documentário.
Na parte amorosa temos um candidato a comediante que namora uma bibliotecária. Eis que surge um professor que se apaixona loucamente pela bibliotecária, mas o amor não é um jogo de uma lado só, e não adianta nada o outro fazer de tudo, se a pessoa amada não corresponde.
O roteiro é muito bem tramado, os atores ótimos e direção idem. Ainda tem aquele resquício de comédia meio pastelão em alguns momentos que os japoneses adoram e o papel de palhaço aqui fica com o professor desajeitado e atrapalhado.
O filme é leve, divertido e delicioso. E ainda comove. Muito bonito.


29/10 - Cultura 1 - 20h40
30/10 - Pompéia 1 - 20h10
31/10 - Unibanco Augusta - 15h50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai