domingo, 30 de outubro de 2011

ELENA

Rússia, 2011
Direção: Andrey Zvyagintsev

Além de ter participado do filme coletivo "Nova York, Eu te Amo", Andrey ganhou o Leão de Ouro em Veneza em 2003 pelo filme "O Retorno".

"Elena" é um filme forte, com um roteiro excelente, muito bem costurado e atuações idem. Personagens fortes e poderosos.

Elena e Vladimir formam o casal protagonista da história. Ambos ja tiveram relações anteriores e vivem juntos há 10 anos. Elena é doce e prestativa, uma verdadeira Amélia de origem modesta. Ex-enfermeira, conheceu Vladimir no hospital quando esteve internado. Frio, calculista e milionário.

Elena têm um filho vagabundo que não dá conta de sustentar a família e vive pedindo dinheiro pra mãe. Vladimir tem uma filha desnaturada que mantém uma relação afastada dele. Elena não se importa com o comportamento imaturo e irresponsável de seu filho, quer dizer, até se importa, mas faz tudo que ele pede de maneira que o rebento sempre aguarda a solução para seus problemas sem mover uma palha. Um verdadeiro parasita.

Após sofrer um ataque cardíaco, Vladimir tenta uma reaproximação com Katya, sua filha. Este reencontro que acontece no leito do hospital é um dos melhores momentos do filme. Após a conversa sincera entre pai e filha, Vladimir toma uma decisão que não agrada Elena, que contava com sua ajuda mais uma vez para solucionar um problema de seu neto. A doce Elena mostra então suas garras. Definitivamente, o mundo está longe de ser justo.

Dizer não para uma mãe cega e falar verdades sobre sua prole pode ser muito perigoso. Filmaço embalado pela maravilhosa trilha do mestre Philip Glass.







Programe-se
31/10 - Cinemateca - 17h10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai