sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CISNE

Portugal, 2011
Direção: Teresa Villaverde

Depois do sul veio o cisne e valeu a pena enfrentar o atraso, a fome e a geladeira que é a sala do Reserva Cultural.

Teresa Villaverde é uma veterana da Mostra e após um estreante decepcionante, nada como uma veterana pra salvar a noite.

O filme me agradou muito. Ele gira em torno de Vera, uma cantora que esta encerrando uma série de concertos em Lisboa. Toda vez que visita uma nova cidade com seu show,ela pede para fãs responderem um questionário, onde a partir dele, escolherá sua companhia para sua estada na cidade. Em Lisboa o escolhido foi Pablo, jovem órfão que atraiu a atenção de Vera através de suas respostas.

Pablo vira então o cicerone de Vera em Lisboa. Percorrem a cidade a esmo e vivem momentos lindos embalados por algumas canções de Chico Buarque. Não pense porém que trata-se de um romance. A relação entre Vera e Pablo é maternal. O amor de Vera é Sam. Um homem um tanto bizarro, mas como o amor é cego ... A relação dos dois só funciona a distância, através de cartas e cara a cara o negócio degringola.

Pablo por sua vez, pela sua condição de órfão, é o protetor de alguns garotos de rua. Um destes comete um ato terrível e a partir desse episódio a relação entre Vera e Pablo que era pra ser passageira, torna-se eterna.

Um filme delicado, estranho em dados momentos, mas que supera os momentos estranhos com seus diálogos requintados, poesia e bela música com o delicioso sotaque português. Três vidas perdidas que encontram amparo uma na outra.

Pablo: Vera, o que acontece? Seu olho esquerdo está sangrando!
Vera: É normal, acontece toda vez que estou contente.







Programe-se:
28/10 - Frei Caneca 4 - 23h20
28/10 - Cine Olido - 18h30
30/10 - Cine Livraria Cultura 1 - 19h30
03/11 - Cinemateca - Sala BNDES - 17H40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai