sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DEPOIS DO SUL

França, 2011
Direção: Jean-Jacques Jauffret

Os filmes da categoria "competição" da Mostra, é dedicada exclusivamente a cineastas que estejam no máximo em seu segundo longa, ou seja, é uma faca de dois gumes. Eu particularmente costumo e gosto de arriscar no novo. Já vi primeiros filmes ótimos e primeiros filmes terríveis. Infelizmente, "Depois do Sul" encaixa-se na segunda opção.

Um filme cheio de tiques e vícios do cinema de arte, a começar pela montagem nada original e manjada do tempo não linear.

O filme apresenta 4 personagens, Amélie e sua mãe, Luigi, namorado italiano de Amélie e um velho aposentado calado e infeliz. Daí o diretor usa as viagens no tempo para apresentar a mesma cena focada nos diferentes personagens para mostrar como a história entre eles se relaciona. Mais um vício do Cinema de arte. Se fosse bom vá la, mas aqui deixou muito a desejar.

O roteiro é forçado e atuações idem. O diretor tenta surpreender, mas seu filme derrapa na mesmice de tentar fazer algo aparentemente despretensioso que na realidade foi milimetricamente pensado. O tiro saiu pela culatra e tudo é muito previsível e fraco.

Uma dica: esqueça a sinopse do Guia da Folha dedicado à Mostra. Vá pela sinopse do site ou do catálogo que costumam ser menos errôneas.

Para quem não possui uma bagagem cinematográfica o filme pode até ser interessante, mas para o público da Mostra é um desperdício, mediante inúmeras fitas a serem descobertas.




Programe-se:
28/10 - Cine Sabesp - 23h
30/10 - Frei Caneca 1 - 21h50
03/11 - Cine Livraria Cultura 2 - 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai