segunda-feira, 24 de outubro de 2011

35º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Deu início na última Sexta-Feira (21/10) a 35º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que juntamente com a Mostra do Rio, é uma das maiores e melhores mostras de Cinema da América Latina.

Neste ano a Mostra começou de luto devido a morte de seu criador Leon Cakoff que faleceu recentemente poucos dias antes da abertura do Festival. Uma perda irreparável para nosso Cinema tão sofrido neste Brasil onde cultura e educação são deixados de lado.

A Mostra deste ano vem mais enxuta, com 250 títulos do mundo todo. Particularmente achei ótimo a menor quantidade de filmes, uma vez que desta maneira abrem-se mais sessões e oportunidades para os cinéfilos programarem-se melhor perante a enorme variedade ainda de filmes.

Nesse ano a Mostra traz retrospectivas de Elia Kazan e cópias digitais de clássicos como "Laranja Mecânica", "Taxi Driver" e "A Doce Vida" de Fellini com direito ao curta restaurado de Georges Méliès "Viagem à Lua". Um prato cheio para poder apreciar grandes e eternas obras no telão.

Ainda traz filmes premiados nos principais festivais mundo afora como o turco "Era Uma Vez na Anatólia", vencedor do prêmio do júri em Cannes e "Fausto" de Sokurov premiado em Veneza.

Filmes nacionais aguardados também estreiam na Mostra. Teremos "O Palhaço" de Selton Mello com Paulo José no elenco, "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", novo filme de Beto Brant e o documentário "As Canções" do mestre Eduardo Coutinho.

A Mostra ainda presenteia São Paulo com sessões gratuitas no vão livre do Masp e no parque Ibirapuera. Puro deleite.

Então vamos lá, serão duas semanas de refeições mal feitas e noites mal dormidas, onde nossa principal fonte de energia será a Sétima Arte. Durante a Mostra o Cinemadicto trará resenhas dos filmes conferidos diariamente. Prepare-se, que a viagem já começou.

Roger Tahira

Programe-se:
www.mostra.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai