segunda-feira, 26 de abril de 2010

VÍCIO FRENÉTICO

EUA, 2009
Direção: Werner Herzog

Diretor alemão responsável por filmes como "Fitzcarraldo", "O Homem Urso" e "O Sobrevivente", Herzog nos presenteia com mais um filmaço, desta vez inspirado na obra de Abel Ferrara de 1992. Não se trata contudo de uma refilmagem, uma vez que ele pegou somente os elementos principais. Trata-se sim da volta de Nicolas Cage aos filmes de peso, após sucessivas escolhas errôneas. Você viu "Despedida em Las vegas" ? Pois bem, aqui ele está melhor.

O filme conta a história de um policial viciado em heroína, crack, remédios e alucinógenos em geral. Após sofrer um acidente e machucar as costas, ele terá que medicar-se pelo resto da vida para suportar as dores. Com isso, seu vício só faz aumentar, uma vez que as drogas o ajudam a sentir-se aliviado e esquecer a dor.

Apesar de viciado, ele é um dos melhores investigadores da delegacia. Sabe trabalhar e conseguir o que quer. Com uma lábia poderosa e convicente, consegue o respeito necessário entre os bons e os maus. Na maioria do tempo encontra-se chapado e suas viagens com iguanas, jacarés e etc são ótimas.

Herzog não pretende classificar seu personagem como certo ou errado. Mesmo porque, como já disse, seu vício nunca foi empecilho para seu sucesso profissional. O cara sabe fazer seu trabalho e estar chapado parece até que ajuda às vezes. Já está incorporado. Louco 24/7.

Agora, a interpretação de Cage está sensacional. Os coadjuvantes Val Kilmer e Eva Mendes nada mais fazem do que servirem de moldura para o excelente trabalho que Cage realiza. Suas expressões de louco, seus maneirismos, sua coluna torta, seus insights viajantes, tudo, mas tudo, faz com que o Sargento Terence McDonagh seja um dos melhores personagens já interpretados por Cage. Aliás, minto. O papel de Eva mendes é importante sim, pois ela alimenta a alma de Terence e está lá pra botar mais lenha na fogueira. A direção dispensa comentários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai