quarta-feira, 7 de abril de 2010

PINACOTECA DE SÃO PAULO


Muitos reclamam do acesso à cultura no Brasil. Realmente trata-se de um problema na maioria dos estados, mas acredito que São Paulo não se enquadre nas estatísticas. Aqui na capital sempre temos opções de exposições, festivais de cinema e teatro, a preços simbólicos e muitas vezes gratuitos. É uma questão de se informar.

Falemos então da sensacional Pinacoteca. Trata-se de um programa imperdível para amantes da arte e para quem quer conhecer e aprender um pouco mais. O espaço por si só ja vale a visita.

Projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo em 1897, o museu nasceu inspirado nos ideais positivistas que tinha como objetivo oferecer educação e cultura à população carente.

Em um prédio de 3 andares com tijolos à vista, o museu conta com um acervo permanente de peso. Nomes como Rodin, Benedito Calixto e Lasar Segall estão presentes entre as mais de 5000 obras de seu acervo, sem contar as exposições temporárias como a excelente Coleção Brasiliana Itaú que reúne cerca de 300 itens com destaque para os mapas, livros históricos e as pinturas de Jean-Baptist Debret. Um espetáculo.

Destaque também para a Estação Pinacoteca, uma espécie de anexo que também abriga exposições temporárias e permanentes. Atualmente a Estação abriga a exposição Andy Warhol, Mr. America, que traz para o público paulista um dos nomes mais importantes e influentes da pop art. Obras famosas como Sopas Campbell e os retratos coloridos de Marlyn Monroe estão presentes, além de vários filmes experimentais que o mestre realizou.

Se não bastasse tudo isso, ainda temos nos arredores a linda e imponente Estação da Luz, o Parque da Luz e o Museu da Língua Portuguesa, ou seja, dá pra se perder fácil fácil o dia todo por ali.

A única ressalva fica por conta do descaso de nossos políticos. A importância histórica e cultural daquela região é inquestionável e mesmo assim, suas cercanias estão abandonadas e depredadas.

Para chegar a Estação Pinacoteca por exemplo, é necessário caminhar cerca de um quarteirão e meio, mas este pequeno trajeto, vira uma verdadeira aventura com direito a cenas deprimentes. Crianças fumando crack e drogadas abordam os transeuntes (aproveitando-se do policiamento ZERO) que caminham a passos rápidos e assustados para chegar logo ao museu. Uma verdadeira vergonha para nós da cidade e uma imagem escrota para os inúmeros estrangeiros que se aventuram por ali ávidos por cultura. Triste.

Mas São Paulo é isso não é mesmo? O lixo convivendo com o luxo. Ja dizia o saudoso Chico Science: O de cima sobe e o debaixo desce ...

Recomendo ir em grupo. E o resto é só alegria. Depois do passeio você ainda pode descansar as pernas tomando um cafézinho com direito a vista para o Parque da Luz. Um charme. Tudo isso por apenas R$ 6,00. O mesmo ingresso vale para a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca. E quem estiver apertado não tem problema. Aos Sábados a entrada é gratuita e o metrô é coladinho. Sem desculpas meu amigo. Programa 10 para alimentar o espírito e a alma.

+ Info:

www.pinacoteca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai