terça-feira, 6 de abril de 2010

IN ON IT


Direção: Enrique Diaz
Com: Emilio de Mello e Fernando Eiras
Duração: 100 minutos
Texto: Daniel MacIvor
Dois atores inspirados interpretam este belo texto do canadense Daniel MacIvor. Emilio de Mello e Fernando Eiras mostram total domínio de palco onde duas cadeiras e um casaco bastam para durante os 100 minutos de espetáculo darem vida a 10 personagens. O jogo de luz também é muito importante e define as passagens das 3 "camadas" da peça. Presente, futuro e passado intercalam-se sem lógica com a realidade e a ficção.
Uma das "camadas" da peça apresenta o momento do processo criativo do teatro. Diálogos e personagens são discutidos, novas cenas são sugeridas e imaginadas. No meio disso entra a ficção que aborda um homem que descobre que está morrendo e sua dificuldade de relacionar-se com as pessoas mais próximas, como esposa e filho. Se não bastasse, a terceira "camada" sugere a discussão da relação dos próprios autores da peça. Então temos o a peça sendo criada, os personagens desta peça e os próprios tecendo sobre suas vidas privadas. Ufa! Haja concentração.
O texto é de fácil acompanhamento e embora a trama pareça complexa, o espectador não terá dificuldades para adentrar ao mundo de "In On It". Risos e lágrimas serão provocadas, principalmente pela forte e emocinante atuação de Fernado Eiras. Emilio de Mello também dá um show, mas cabe a ele as passagens mais cômicas, sendo o contraponto perfeito para os personagens de Eiras. A direção do grande Enrique Diaz está muito segura e concisa.
Enfim, a arte de fazer teatro escancarada diante de seus olhos, interpretada por dois grandes atores. E gostaria de deixar um trecho do texto antes de encerrar: "Mas porque a gente ta falando de final, de qualquer forma? Algumas coisas terminam. Mas outras simplesmente param."
ps: O preço é justo, o estacionamento é de graça, mas a experiência poderia melhor ainda se a platéia não fosse tão apertada. Nada é perfeito não é mesmo.
ps2: Corra. A peça encerra a temporada na Faap no próximo dia 11/04.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai