sexta-feira, 23 de abril de 2010

AS MELHORES COISAS DO MUNDO


Brasil, 2010
Direção: Laís Bodanzky

Livre-se de todos os preconceitos. Filme para adolescente? Também, mas o novo trabalho da talentosa Laís Bodanzky é muito mais do que isso, trata-se de um filme para toda família, dos 13 aos 80.

Laís mostra que podemos sim fazer filmes originais, criativos e ótimos, sem precisar apelar para a miséria, bandidagem, favela. Que frescor para nossa cinematografia. E você pode estar pensando: Mas o Daniel Filho nunca fez filme de favela e se dá muito bem. É verdade, mas o cinema de Daniel Filho esta muito mais para televisão do que propriamente cinema, então, apesar de reconhecer seu enorme sucesso, prefiro coloca-lo como caso a parte no cinema tupiniquim.

Após a ótima estréia com "Bicho de Sete Cabeças" e o meio sem sal "Chega de Saudade", Laís acerta em cheio com "As Melhores Coisas do Mundo".

Os adultos, principalmente aqueles que ja passaram dos 40, costumam achar que o adolescente é um nada. Dizem com frequência: O que você sabe da vida?! Os adolescentes por sua vez acham que os adultos são seres derrotados que abdicaram de seus sonhos e só fazem reclamar da vida. Dos dois lados, existem suas verdades e mentiras. É preciso achar o meio termo, é preciso saber ouvir e compreender.

O filme aborda temas presentes na vida de todo adolescente. A primeira vez, o bullying, que sempre existiu, mas ganhou muito mais força com a internet, blogs, depressão, a influência que o irmão mais velho causa no mais novo e sua relação de admiração e parceria e por ai vai. O roteiro é bem atual e aborda até o homossexualismo dentro de uma família "tradicional".

A escolha do cast não poderia ter sido melhor, o casal protagonista, Mano e Carol, são excelentes e carismáticos. Deco, o melhor amigo comedor esta perfeito no papel. Tem o galã adolescente do momento, Fiuk, filho de Fábio Jr. que tem seu talento. Denise Fraga no papel de mãe que pensa que sabe tudo e Caio Blat e Paulinho Vilhena no papel de professores. Todos muito bem dirigidos por Laís. O roteiro é ótimo, redondo. E o filme ainda introduz Beatles para a garotada, afinal, o que é bom não tem idade.

Laís acertou em cheio. "As Melhores Coisas do Mundo" é o melhor filme nacional lançado neste ano até agora. Impossível não se identificar com seus personagens, suas histórias, os amigos, o professor de violão ... Que saudade das minhas aulas de violão. Que saudade dos meus tempos de colégio, onde o céu era o limite. Saudosismo é bom, mas sem exageros. Como Mano diz: Não é impossível ser feliz depois que a gente cresce. Só é mais complicado.

Um filme para todos. E não se preocupe com a sala cheia de adolescentes loucas pelo Fiuk. Elas soltam seus gritinhos sim, mas a forma como participam do filme, comemorando e aplaudindo, é algo muito legal. Belo filme. Parabéns Laís!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai