segunda-feira, 26 de abril de 2010

GARAPA


Brasil, 2009
Direção: José Padilha

Faz algum tempo que cansei de ver violência, miséria e favela no cinema nacional. Já disse isso em alguns posts. Sei que faz parte de nossa realidade, mas a glamourização deste horror pelo nosso cinema cansou. Não quero me conformar com a situação, dizer que o Brasil é isso aí e pronto, ver tudo de ruim que existe na tela e achar normal.

No caso do documentário de Padilha o negócio toma outro rumo. Primeiro: Não se trata da realidade glamourizada e ficcionada, trata-se da realidade nua e crua. Uma realidade de partir o coração, de não conseguir segurar a lágrima que corre involuntariamente pela face. Aqui não tem disfarce nem maquiagem, não tem herói. Segundo: É preciso sim que todos vejam este documentário, principalmente aqueles 5 % que detém o poder nesse país, aqueles que "ditam" as regras. Deviam ser obrigados a assistir. Sim, OBRIGADOS!

Garapa trata do problema da fome no Brasil, mas o problema é mundial como sabemos. Você sabe como é a vida de quem passa fome? Este filme trata o problema de perto, sem piedade.

Durante 4 semanas a equipe de Padilha acompanhou o cotidiano de 3 famílias no Ceará e suas estratégias para sobreviverem ao terror da fome. Foi filmado no esquema de "cinema direto" ou seja, sem interferências no que ocorre na frente das lentes. Além disso, foi filmado em pb e sem trilha, o que faz com que o foco esteja exclusivamente na história das famílias retratadas.

O homem destas famílias costuma sofrer de alcoolismo e a primeira impressão nos diz que são vagabundos que vivem as custas das mulheres, mulheres muito fortes e guerreiras por sinal, mas ignorantes, pois não sabem como proteger-se para não terem mais filhos, afinal, quanto mais bocas para alimentar, maior o problema. Os homens por sua vez, acredito que abusam do álcool primeiramente para aliviar a fome e segundo, para esquecerem de que são pais de família derrotados, uma vez que não são capazes de sustentá-la.

O documentário mostra uma família que recebe o bolsa-família, programa tão criticado e acusado de ser assistencialista. O bolsa-família atende mais de 50 milhões de brasileiros e ainda assim é insuficiente. A família retratada por exemplo, quando recebe o bolsa-família, consegue alimentar-se por 12 dias e depois, vive de garapa, uma mistura de água com rapadura ou açucar. Por isso é tão comum encontrar pessoas subnutridas e obesas e crianças com dores nos dentes. Outra coisa que chama a atenção, é que eles tem que escolher qual refeição irão fazer no dia. Se almoçam, não jantam e vice-versa.

Em depoimento uma das mães diz: Tem dia que meu filho diz que tá com fome e eu digo que não tem comida. As vezes eu choro ...

E se não existisse o bolsa-família? A, o Lula faz isso só para ser popular. E o que os antecessores fizeram? Enriqueceram os banqueiros com a inflação e taxa de juros abusiva, responsáveis por esse gigantesco abismo social. Criam leis estapafúrdias para eles mesmos como auxílio moradia, auxílio paletó e por aí vai. E o pior de tudo: Tudo pago com nosso dinheiro. Pra isso que serve o imposto que pagamos?! Enquanto uns morrem de fome, outros precisam de auxílio paletó! Ta tudo errado nesse país. Tudo errado! Trata-se de algo surreal e quer saber, é tudo culpa nossa, afinal de contas, quem elege esses bostas?

Quando eu dizia que meu voto era do Cristovam Buarque, riam da minha cara. Agora temos uma grande chance de deixar esses ladrões fora da próxima eleição. Você ja assinou o abaixo assinado para o projeto ficha limpa? Pois, é.

Sinceramente, tenho vergonha de ser brasileiro quando vejo tanta coisa errada. Todas as belezas e maravilhas deste país, tornam-se insignificantes diante do desrespeito com o ser humano encontrado por aqui. Esse papinho de que o melhor do Brasil é o brasileiro, nunca me convenceu. Na verdade, acho exatamente o contrário. Povinho que sempre quer tirar vantagem de tudo, ser "esperto" e burlar as regras. Tenho nojo! Taí o país da Copa, o país olímpico ...

Bem, este é um assunto interminável. Mas para o bem do nosso país e das futuras gerações, faça um esforço e assista a este doc. Quem sabe nossos filhos poderão dizer um dia com orgulho, de que o Brasil é o país do futuro. Eu acreditava nisso. Meu filho ainda pode acreditar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai