quinta-feira, 15 de abril de 2010

FREE JAFAR PANAHI


Um dos mais premiados cineastas do Irã, vencedor do Urso de Ouro, foi preso por opor-se ao regime daquele país. O Irã representa o mundo andando para trás.
Uma sociedade ávida por mudanças, uma juventude inquieta e insatisfeita, mas com medo, muito medo imposto pela tirania de quem os governa.
Ter uma cabeça pensante e não poder usufruir de sua liberdade de expressão deve ser algo extremamente frustrante e vergonhoso. Ser preso pela sua arte então ... Nem consigo imaginar.
Diretor de belos filmes como "O Espelho", "O Círculo" e "Fora de Jogo", Jafar encontra-se enclausurado.
Situação semelhante poderia estar vivendo Bahman Ghobadi, outro grande diretor iraniano de filmes como "Tartarugas não Podem Voar" e "Ninguém Sabe dos Gatos Persas" que desisitiu de ficar naquele país, porque senão, já estaria preso também.
Enquanto o mundo prega a paz, o Irã almeja a bomba. Relações com o Irã não nos trará nenhum benefício. Talvez não ser alvo da bomba, mas isso já são outros 500, viu Luis Inácio! FREE JAFAR PANAHI!



Irã, 2006
Direção: Jafar Panahi

Devido ao espetacular torneio dos torneios, a Copa do Mundo, o futebol está na cabeça de todos neste verão. Para alguns, esta obra-prima global do esporte é mais do que um evento esportivo, é um fenômeno cultural. Mas no Irã as mulheres são proibidas de assistir a jogos de futebol nos estádios. Um grupo de jovens loucas por futebol, assim como seus pares masculinos, cede ao frenesi e quer torcer e dar apoio aos jogadores de seu país, que estão participando da Copa. Para concretizar esse sonho, elas se disfarçam de jovens rapazes tentando enganar os guardas do estádio.

Uma das melhores coisas que o cinema nos proporciona é conhecer o mundo e outras culturas. Normalmente achamos que o Irã é um país retrógrado e machista, realmente o é, mas a partir deste filme podemos ter uma sensação de que as coisas talvez estejam começando a mudar.

É cultural e isso vem com tradição, mas mostra que as pessoas são mais acessíveis do que nosso mundinho enclausurado nesta ilhota urbana possa imaginar.

O filme é muito bom. Os atores sensacionais. As tiradas, a situação e os diálogos nos mostra que não importa onde você esteja, em que parte do mundo, todos somos apaixonados por futebol e cinema rs! Arrisque, conheça o mundo com o cinema e saia do mundinho limitado de Hollywood. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai