sábado, 31 de outubro de 2009

DENTE CANINO



Grécia, 2009
Direção: Yorgos Lanthimos

Pai, mãe e três filhos vivem nos arredores de uma cidade. A casa é isolada por uma alta cerca que os filhos nunca puderam ultrapassar. Eles são educados, entretidos, entediados e exercitados da maneira que seus pais acham correto, sem nenhuma interferência do mundo externo. Acreditam que o avião que veem passando ao longe no céu é um simples brinquedo, e zumbis são flores pequenas e amarelas. A única pessoa autorizada a entrar na casa é Christina, que trabalha como segurança no escritório do pai e visita o filho a fim de satisfazer suas necessidades sexuais. Toda a família gosta dela, em especial a filha mais velha. Um dia, Christina dá a ela uma bandana que brilha no escuro e pede uma outra coisa em troca.

E se tudo o que você soubesse do mundo fosse baseado no que seus pais lhe dizem? E se você nunca tivesse tido contato algum com o mundo externo, nunca tivesse conhecido ninguém que não fosse seus pais e irmãos? É claro que acreditaria em tudo o que eles dizem, como por exemplo: Atingimos a maioridade quando o canino cai. Gato é um animal feroz e perigoso que come gente. Vagina é uma grande lâmpada. Isso é "Dogtooth". Vencedor da Mostra um Certo Olhar em Cannes, é o típico filme ame ou odeie. Eu amei. É polêmico, esquisito e bizarro, mas muito, mas muito instigante. A maioria do povo saiu indignado, xingando o filme até dizer chega, mas é preciso um pouco de paciência para dissertar sobre ele. Freud talvez explique. Hitler com muito menos fez os alemães acreditarem através da propaganda de Goebbels que eles eram a raça superior. O filme não dá ponto sem nó. Todos os diálogos são memoráveis. As cenas provocantes e a partir do momento que a filha mais velha tem um mínimo de contato com o mundo real através de 2 fitas de vídeo, acontece uma verdadeira revolução, mostrando que a mente humana é muito complexa e não se contenta com pouco, mesmo não sabendo de nada. G-E-N-I-A-L! Pode me xingar depois, mas este filme é pra discutir por horas, um prato cheio para um belo debate. Não perca, nem que seja para dizer: QUE BOSTA!
Sessão 1137 02/11 22:00 Eldorado

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

3 comentários:

  1. Que bosta! Pior filme que vi esse ano na Mostra SP :)
    www.kinemail.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei!!!!!!!!!
    Sensacional!
    e que bom que mais alguem concorda comigo! na saída do filme o que mais vi foram as "Viúvas de Matroianni" (de novo elas!) reclamando do "filme macabro"!
    SENSACIONAL!
    Ps: parabens pela coberturam, como todo ano!
    eu tive q esticar mais filme por dia (perdi minhas ferias q ja estavam marcadas..). Logo, ou vejo filmes ou escrevo...

    ResponderExcluir
  3. as duas opiniões mostram os sentimentos díspares que "dogtooth" desperta. é isso aí gente. cinemadicto é democracia. E o filme é muito bom hehehe.

    ResponderExcluir

resmunga ai