segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bastardos Inglórios


EUA/Alemanha, 2009
Direção: Quentin Tarantino

Com o perdão da palavra: PUTA QUE O PARIU! QUE FILMAÇO! Me perdoem a exaltação, mas este último filme de Mr. Tarantino exige.

Tarantino acerta o ponto e mostra seu amadurecimento sem perder sua principal característica, ou seja, seu humor negro e ácido.

O tema tão batido e desgastado encontra frescor nas mãos deste grande mestre da Sétima Arte atual. Com "Bastardos Inglórios" ele assume sua posição de samurai no hall dos grandes diretores de todos os tempos. Quem mais poderia realizar uma comédia de humor negro sobre um tema tão delicado?

"Bastardos" conta a história de um grupo de soldados americanos judeus que criou fama espalhando o medo entre os nazistas do Terceiro Reich. Como? Fazendo justiça com as próprias mãos.

Temos então Brad Pitt no comando desta trupe. Impagável. Temos ainda Cristoph Waltz no papel do Coronel Landa onde sua simples aparição já desperta gargalhadas com sua intepretação "clownesca". Musas? O filme também tem. Destaque para a bela Mélanie Laurent, cuja personagem Shosanna sobreviveu ao massacre de sua família.

E o filme ainda consegue ser didático apresentando o grande mentor da super eficiente propaganda nazista, Joseph Goebbels.

Alguns dos conhecidos fetiches de Tarantino também marcam presença. Seu fetiche por pés, representado aqui pela cena que assemelha-se e muito a cena do sapatinho de cristal de Cinderela quando o Coronel Landa resolve descobrir a dona de um sapato perdido em uma carnificina e claro, a violência no seu mais alto teor sanguinário. Mas aqui é diferente, aqueles nazistas escrotos merecem tudo o que recebem.

Junte tudo isso à mão firme e direção precisa de Quentin. Um roteiro simplesmente sensacional, sem furos e obviedades. Os monstros nazistas, Hitler incluso, são mostrados de forma totalmente caricatural, o que achei perfeito.

Enfim, arrisco dizer que trata-se do melhor filme de Tarantino. Aqui ele manteve simplesmente a essência de seu cinema, sem apelar para atores esquecidos, trilha sonora perfeita e tampouco coreografias de lutas marciais ou homenagens a filmes B. E acredito que Tarantino ache o mesmo, porque a última fala de Brad Pitt é: Esta é minha obra-prima! Ou seja, uma fala totalmente verdadeira e sincera que refere-se no filme à cicatriz que Pitt deixou em Landa, mas na realidade, trata-se de Tarantino falando de "Bastardos".

Com certeza um dos melhores filmes dos últimos anos. Disparado. Longa vida a Mr. Tarantino. Sublime e imperdível! It´s a bingo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai