segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Deixa Ela Entrar


Suécia, 2008
Direção: Tomas Alfredson

Esqueça todos os filmes que você já viu sobre vampiros. O tema que anda tão na moda novamente com "Crepúsculo", "Lua Nova" e "True Blood", ganhou um parceiro de peso. Na verdade, acredito que filmes de vampiro agora devam ser classificados como antes de "Deixe Ela Entrar" e depois. O filme é simplesmente sensacional e extremamente inovador.

A melhor coisa deste belo filme talvez esteja no fato dele não se ater as mortes e atrocidades cometidas pelas dentuços e sim na linda relação entre os pequenos protagonistas. Ele, um menino frágil e doce de 12 anos. Ela, uma vampirinha corajosa e forte e que aparenta a mesma idade do garoto, ao menos externamente.

A jovem vampira muda-se com seu pai para o mesmo prédio do garotinho. Nasce então uma amizade surpreendente que vira amor sincero e incondicional. Ela demora para revelar seu segredo ao garoto, que descobre a verdade por dedução.

É claro que existem algumas brechas na película, mas sempre fui da opinião de que nem tudo deva ser explicado. A interpretação vai de cada um e o filme encanta.

Ambos são solitários. Ele, filho de pais problemáticos e divorciados que consequentemente, interferiram na formação do garoto que é atormentado por colegas da escola. Ela, fadada à solidão por ser o que é e pelo fato de nunca poder parar muito tempo em uma mesma cidade. A química é imediata e um dá força ao outro.

Apesar do tema vampiro, o sangue que jorra e as mortes que acontecem passam longe de incomodar os olhos do espectador. Como disse um colega: Você torce para o vampiro!

Ta pensando como um filme de vampiro pode ser doce e inovador? Então não pense mais e confira antes que seja tarde este belo trabalho. Os protagonistas são ótimos. Ela é a vampirinha mais linda de todos os tempos. E olha que o diretor de arte e o maquiador sujaram bem sua aparência, mas o que importa aqui, é o que vem de dentro. A corajosa e triste vampirinha encontra no frágil e solitário garotinho, o amigo perfeito. E você, o melhor filme do gênero de todos os tempos, pelo menos de 30 anos para cá.





Um comentário:

  1. Tudo bem que nem vi muita coisa do circuito neste ano, mas este entra facil em minha lista dos melhores ainda que considerando outros anos também! Filme maravilhoso. como te disse, ate me inspirou a escrever. e de fato o teria feito se tivesse tido tempo! rss
    abço

    ResponderExcluir

resmunga ai