domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quem Quer Ser Um Milionário?


Inglaterra, 2008
Direção: Danny Boyle

Tá difícil de acreditar caros amigos(as), mas o Oscar deste ano está dividido entre "O Curioso caso de Benjamin "Forrest Gump" Button" e está fábula indiana, que é um verdadeiro retalho de outras produções, ou se preferir, uma homenagem as obras, muito fidedigna por sinal, que influenciaram o Diretor de "Trainspotting" e "A Praia".

A sequência inicial é uma verdadeira ode à "Cidade de Deus". Crinças faveladas sendo perseguidas por policiais nos becos da favela e a fotografia extremamente quente não deixam dúvidas da influência de "City of God". Não faltou nem a galinha hahaha!

Danny Boyle odeia a comparação, mas quer saber, quem deveria ficar ofendido é Fernandinho Meirelles, afinal, "Cidade de Deus" é infinitamente superior a "Quem Quer Ser Um Milionário?"

O filme conta a trajetória de 3 crianças de rua até atingirem a maturidade. As dificuldades e agruras pelas quais crianças de rua passam. Pois é. É o favela movie tupiniquim fazendo escola. Confesso que não sinto orgulho algum nisso.

O personagem principal é Jamal Malik, que nunca esqueceu seu amor de infância e foi traído pelo próprio irmão. Jamal é chamado para participar do Show do Milhão local e o rapaz vira uma celebridade em toda Índia, afinal, o até então favelado que serve chá em uma empresa de telemarketing está prestes a se tornar um milionário. Trata-se da ascensão do mais fraco e todos os oprimidos da Índia se veêm na figura de Jamal. Basta ele ganhar para tornar-se um herói local.

Achei o filme ruim, sem alma. Trata-se de um apanhado cheio de clichês sobre a miséria. Um verdadeiro clipão onde tudo soa artificial. Um filme difícil de se envolver, praticamente impossível. A edição é boa, a fotografia é boa, mas o roteiro, os atores e a direção não convencem muito. Principalmente o roteiro bizarro que poderia ter poupado os espectadores de cenas grotescas como quando Jamal ainda criança, literalmente se joga na merda para conseguir o autógrafo de um astro do cinema local. Boyle tenta tirar graça de uma cena como essa. Um humor muito baixo.

Tudo é previsível, tudo soa falso e forçado. O desfecho então ... Acho que beira o ridículo e quem achou a dancinha dos créditos muito legal, vá ver "Zatoichi" e você descobrirá que Mr. Danny Boyle está menosprezando os apaixonados pela Sétima Arte, mostrando-se um homem de idéias pouco originais, para não dizer aproveitador. Ele deveria ficar feliz pela comparação com "Cidade de Deus" e parem o mundo que eu quero descer se "Quem Quer Ser Um Milionário? " for o vencedor desta noite!

Indicações:

Filme/Diretor/Roteiro Adaptado/Fotografia/Edição/Trilha Sonora/Canção/Edição de Som/Mixagem de Som.




Um comentário:

  1. cara, veja o comentario q o Inacio Araujo fez no blog dele:
    http://cantodoinacio.blogspot.com/

    bem coerente!

    abço

    ResponderExcluir

resmunga ai