quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Leitor


Alemanha/EUA, 2008
Direção: Stephen Daldry


Será Kate Winslet a nova Meryl Streep? Se depender do quesito "indicações ao Oscar" com certeza. Já até perdi a conta do número de indicações que Meryl recebeu, sempre merecidas diga-se por sinal. E Kate segue no mesmo caminho, com muita justiça. Duas excelentes atrizes de gerações distintas.
"O Leitor" conta a história da relação entre um adolescente e uma cobradora de bonde, muita mais velha interpretada por Kate. O encontro casual toma proporções maiores. O menino está apaixonado e nunca esteve tão confiante perante sua masculinidade. A personagem de Kate no entanto, parece não dividir os mesmos sentimentos.
Todas as tardes eles se encontram no apartamento dela. Fazem amor e lêem, quer dizer, ele lê para ela. Uma de suas exigências é que ele sempre traga algo para ler para ela. Kate mostra-se uma mulher muito fechada e que não tolera que invadam sua vida privada, nem mesmo o garoto. Seus encontros estão restritos ao apartamento ou a alguma eventual viagem onde ninguém a conheça. E assim se passa este amor de verão.
De repente, a personagem de Kate some do mapa sem dar satisfação. O menino sofre e tenta esquecê-la, coisa que nunca conseguiu por completo.
O filme se passa durante o fim da 2° Guerra Mundial. O menino que agora esta na faculdade de direito, reencontra seu passado na corte, onde a personagem de Kate está sendo julgada por crimes de guerra. Ela é acusada de deixar morrer incendiados mais de 200 prisioneiras em Auschwitz. Todas as provas são muito convincentes contra ela e somente o agora rapaz poderia intervir ao revelar um segredo que ela sempre guardou por vergonha. Segredo que ele descobriu 8 anos depois por suposição. Trata-se da prova crucial para livra-lá da prisão perpétua, contudo, ela prefere a reclusão à sentir-se ridicularizada. E uma vez que a própria decide não expô-lo, o rapaz fica então sem poder o que fazer.
Ainda temos a parte final da película com uma cena de arrepiar, com ela já na prisão, velha e solitária. Ela recebe uma caixa com várias fitas cassetes. Fitas essas que proporcionarão aos seus ouvidos e principalmente ao seu coração um conforto que a muito não sentia.
Dizem que trata-se do azarão na corrida ao Oscar. Como só consegui conferir "Benjamin Button", mesmo porque os outros indicados ainda não entraram em cartaz (QUE VERGONHA!), posso afirmar que "O Leitor" é um filme muito superior ao de David Fincher. O roteiro é mto bom, muito bem traçado e resolvido, além de abordar de maneira muito original um tema tão desgastado como o Nazismo. Kate dispensa comentários, ela esta cada vez melhor. O ator que faz o garoto apaixonado também faz um bom trabalho. A fotografia, a relação proibida dos dois, o jogo de erotismo e até um certo tabu da relação entre uma mulher muito mais velha e um adolescente, e ainda algumas surpresas, dão a garantia de um programa acima da média. Um belo filme, pra gente grande!
indicações:
filme/direção/atriz/roteiro adaptado/fotografia






Um comentário:

  1. caramba!
    preciso ver esse tb! parece mesmo ser excelente...
    comecei devagar o ano e ainda nao fui a nenhuma sala!
    e o pior é q carnaval taí! rss
    abços

    ResponderExcluir

resmunga ai