quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

And the Oscar goes to ...


Está chegando a hora cinéfilos tupiniquims. Tá certo que este ano fizeram muito pouco caso de nós. Não poderemos conferir todos os indicados e ainda por cima tivemos a decepção de saber que a cerimônia não será transmitida devido a maior audiência que bundas e torsos nús proporcionam a "toda poderosa". Pois é, infelizmente não me surpreendi. Cultura não vale nada nesse páis mesmo.

Fico triste porque sei que a maioria das pessoas não dispõem de tv por assinatura. Sim, somos minoria e ao falar com meu amigo Sr. José esta semana, fiquei muito triste com seu desabafo de decepção. Mas isso é Brasil né meus amigos. Parece que não muda nunca.

Mas chega de lamúrias e vamos ao que interessa. Apesar de não poder conferir tudo, já deu pra ter uma idéia do que vai acontecer. Então vamos tentar pensar com a cabeça de um membro da Academia para adivinhar os vencedores deste ano. A primeira opção será sempre a que eu acho que saíra vitoriosa segundo os critérios da Academia e a segunda, o meu favorito e que eu acho que deveria ganhar. Vamos brincar?

Melhor Filme:

- O Curioso Caso de Benjamin Button
- O Leitor
- Milk
- Frost/Nixon
- Quem quer ser um Milionário?

Quem leva: O Curioso Caso de Benjamin Button
Quem deveria levar: Ficou faltando Frost/Nixon para avaliar. Dos outros 4, acredito que "Milk" seja o melhor filme. Mas a grande verdade, é que esta edição é das piores da história do Festival e todos os concorrentes são bem medianos.

Explicação: O Leitor, Milk e Frost/Nixon são filmes praticamente independentes e de baixo orçamento comparados à Benjamin por exemplo. Lembre-se que quem vota, são os membros da indústria e quanto mais empregos os filmes gerarem, mais simpatia ganha de seus membros. Quem quer ser um Milionário? foi filmado na Índia com uma equipe praticamente local, logo, houve pouca participação da mão de obra americana, o que não agrada nem um pouco os votantes.

Melhor Diretor:

- David Fincher - O Curioso Caso de Benjamin Button
- Ron Howard - Frost/Nixon
- Gus Van Sant - Milk
- Stephen Daldry - O Leitor
- Danny Boyle - Quem quer ser um Milionário?

Quem leva: David Fincher
Quem deveria levar: Gus Van Sant

Explicação: Ron Howard levou a estatueta a pouco por "Uma Mente Brilhante" e está praticamente fora da disputa. Gus Van Sant é por natureza um diretor meio marginal, além de ser totalmente independente. O Leitor não é um filme que a Academia morra de amores. Sobraram dois e pelos motivos que dei na explicação de melhor filme, David Fincher deve levar a estatueta. A Academia quer que Benjamin Button seja o queridinho da hora.

Melhor Ator:

- Richard Jenkins - The Visitor
- Frank Langella - Frost/Nixon
- Sean Penn - Milk
- Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
- Mickey Rourke - O Lutador

Quem leva: Brad Pitt
Quem deveria levar: Mickey Rourke

Explicação: Dizem que o trabalho de Richard Jenkins está maravilhoso, mas como não estreou por aqui ... Sean Penn levou recentemente por "Sobre Meninos e Lobos". Frank Langella não deve ter muitas chances. Mickey Rourke está renascendo agora e a Academia acha que a indicação já esta de bom tamanho. Pois é, vai dar Brad Pitt. A possibilidade, ainda que mínima, de acontecer uma dobradinha Pitt/Jolie ajuda, mas a Academia também reconhece o esforço de Pitt em ser um bom ator e o trabalho que vem desenvolvendo em prol da indústria. Qualquer outro resultado será uma surpresa.

Melhor Ator Coadjuvante:

- Josh Brolin - Milk
- Robert Downey Jr. - Tropical Thunder
- Philip Seymour Hoffman - Doubt
- Heath Ledger - Batman, O Cavaleiro das Trevas
- Michael Shannon - Revolutionary Road

Quem leva - Heath Ledger
Quem deveria levar - Heath Ledger

Explicação: Trata-se da primeira indicação de Brolin, que deveria ter sido indicado pelo ótimo "Onde os Fracos não Tem Vez". Não vai ser agora ainda. O mesmo serve para Michael Shannon. Hoffman foi agraciado à pouco por "Capote" e o trabalho de Downey Jr. em "Topical Thunder" apesar de bom, não explora esse excelente ator como poderia. Heath Ledger é a barbada deste ano, ainda mais que a Academia adora homenagens póstumas.

Melhor Atriz:

- Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
- Angelina Jolie - Changeling
- Melissa Leo - Frozen River
- Meryl Streep - Doubt
- Kate Winslet - O Leitor

Quem leva - Kate Winslet
Quem deveria levar - Kate Winslet

Explicação: Anne Hathaway já mostrou que tem futuro e sabe transitar muito bem entre personagens mais pop como "O Diabo Veste Prada" e agora a problemática irmã de Rachel. Sua hora vai chegar, mas não vai ser agora. Parece que o trabalho de Jolie é muito bom, mas não, a dobradinha do casal mais famoso de Hollywood não vai acontecer. Melissa Leo é a azarona da vez. Meryl Streep, recordista de indicações, está acima de qualquer suspeita e apesar de já fazer bastante tempo, mais precisamente 26 anos, desde que levou o prêmio por "A Escolha de Sofia", ela não precisa provar mais nada. Winslet por sua vez, já bateu na trave por 5 ocasiões e saiu com sorriso amarelo, mas desta vez, sinto que algo de muito bom a aguarda. E merecidamente.

Melhor Atriz Coadjuvante:

- Amy Adams - Doubt
- Viola Davis - Doubt
- Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
- Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button
- Marisa Tomei - O Lutador

Quem leva: Taraji P. Henson
Quem deveria levar: Amy Adams

Explicação: Penélope Cruz já provou que além de linda, também é uma grande atriz, mas acredito que a indicação ja esteja de bom tamanho. Marisa Tomei esta renascendo, após chegar ao auge com "Meu Primo Vinny" no já distante ano de 1992. Viola Davis fez um excelente trabalho, mas não o suficiente para levar. Amy Adams sim, esta maravilhosa no papel da freirinha inocente e deveria levar, mas como o Oscar nunca foi justo ... Sobrou para Taraji P. Henson, que não vou mentir, esta muito bem em Benjamin e é a melhor coisa do filme, mas não supera o trabalho de Amy. Contudo, como já disse, Benjamin é a bola da vez e a Academia não irá hesitar em dar esta forcinha, pelo contrário.

Outras apostas:

Melhor Animação - Wall-E (barbada)
Direção de Arte - O Curioso Caso de Benjamin Button
Fotografia - Quem quer ser um Milionário?
Figurino - O Curioso Caso de Benjamin Button
Edição - Quem quer ser um Milionário?
Maquiagem - O Curioso Caso de Benjamin Button
Efeitos Visuais - O Curioso Caso de Benjamin Button

Não tenho mais dúvidas de que Benjamin será o grande vencedor da cerimônia. Se é justo? Acho que não, mas como já disse, o Oscar nunca foi justo.

2 comentários:

  1. Pois é.. mas acho q o q ferra é o monopólio de transmissoes. se tivesse uma alternativa pra quem nao curte Carnaval. Talvez outra emissora, se "pudesse", transmitiria. afinal, dificil mesmo concorrer com a maior festa popular do Brasil. e isso nao se pode negar.
    mas eu nem sou tao duro assim qto vc. afinal, Carnaval tb é cultura. E acho a cultura popular muitas vezes mais rica que a "eruditizada". eu qdo vi q o Oscar iria coincidir com as folias de Momo, so lamentei q nao veria pq estaria na rua! rsss
    eu nao saberia viver sem carnaval! e olha q vc conhece parte de meus gostos e sabe o qto gosto de cinema, musica, etc, etc, etc...

    mas enfim...

    ResponderExcluir
  2. cara, q merda q foram os indicados desse ano, hein!?!?!?
    vc le o blog do inacio araujo? ele é muito bom nos comentarios.
    foi dele, no guia da folha, o melhor comentario sobre quem deveria levar a estatueta: "nenhum deles"! ahaha
    abços

    PS: de vez em qdo, bem de vez em qdo, o Oscar coincide com uma certa justiça. parece q nao foi o caso neste ano!

    ResponderExcluir

resmunga ai