segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button


EUA,2008
Direção: David Fincher


Finalmente consegui conferir o tão comentado filme. Se for no fim de semana, recomendo que vá a primeira sessão (costuma ser mais tranquila). Mas ao mesmo tempo, não fique tão agoniado para confêri-lo, o filme não é tudo isso.

Ele conta a história surreal de Benjamin Button, um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo. Quando nasce, seu pai acredita que aquela criança deva ser uma aberração (realmente ela é muito feia) e após uma tentativa frustrada de matá-la, ele a deixa na porta de um lar de idosos. O pequeno velho rebento é então adotado pela responsável do asilo onde conviverá com seus moradores e conhecerá a mulher de sua vida.

Que destino cruel. Benjamin é um velho jovem em um asilo, ou seja, todas as pessoas com que ele convive e aprende a amar, vão se esvaindo de sua vida. Ao mesmo tempo em que ele vai ficando mais jovem, seus amigos vão morrendo. Ele resolve então partir para descobrir o que o mundo lhe reserva. Vai para a guerra, conhece mulheres, aprende a beber e claro, retorna para o lar como todo bom filho.

Temos então o tipíco filme que a Academia adora: Um épico fantasioso de quase 3 horas de duração. Mas sinceramente, não sei o porque de tanta babação em cima dele. Trata-se de um bom filme, uma diversão justa, mas está longe de ser um GRANDE filme. E ainda temos a questão do plágio. Auto-plágio define melhor. Como assim?! Pois é meus amigos, eu também desconhecia esta história até meu amigo Daniel do Blog parceiro BalaioBaio revelar-me o "escandâlo" rs.

O roteirista (Eric Roth) de Benjamin Button é o mesmo de Forrest Gump. Certo e daí? Bem, realmente se você vai conferir o filme desconhecendo esta teoria, talvez passe despercebido. Você vai sair com uma sensação de déja vu, mas não irá perceber nada de muito estranho. Mas se você vai já sabendo da teoria, é impossível não encontrar as semelhanças.

Eric transpôs para o conto de F. Scott Fitzgerald muitos dos elementos que tornaram Forrest Gump um filme inesquecível, ao menos para minha geração. Um homem excepcional, o amor de infância, a passagem pela guerra, o retorno para casa e até mesmo sua experiência como marinheiro com um capitão bêbado. Triste né? Eu acho. E extremamente oportunista.

Vejam bem, o filme não é ruim. Trata-se de uma superprodução, a maquiagem e os efeitos surpreendem. As atuações também estão ótimas, Brad Pitt mereceu a indicação, mas o roteiro é totalmente previsível, além de ser praticamente uma cópia, ainda que sutil, de Forrest Gump.

Realmente não cabem aqui as 13 indicações e a Academia dará um passo para trás caso Benjamin venha a receber a estatueta de melhor filme. Após a premiação do ótimo "Onde os Fracos não tem Vez" no ano passado, dar a estatueta para Benjamin representaria o retorno da caretice de seus membros. Trata-se do festival mais famoso e glamouroso, mas esta longe de ser o de maior credibilidade.

O mundo está cheio de novos e ótimos cineastas, e realizar um festival tão fechado não condiz com a realidade atual da Sétima Arte onde tantas parcerias intercontinentais vem ocorrendo. Prefiro ficar com Berlinale e Veneza. Realmente, os europeus sempre estiveram um passo a frente e sabem reconhecer um grande filme, independente de sua origem.

Talvez para os cinéfilos que estejam sendo formados neste momento, Benjamin seja a representação de um excelente filme, mas o encanto será quebrado assim que ele for apresentado para "Forrest Gump". É triste, mas é a realidade.

Confira as 13 indicações:

- Filme/Direção/Ator/Atriz Coadjuvante/Roteiro Adaptado/Direção de Arte/Fotografia/Figurino/Edição/Maquiagem/Trilha/Mixagem de Som/Efeitos Visuais.



Trailer oficial


Trailer da conspiração

Um comentário:

  1. Que bela porcaria, hein?!
    o negócio é torcer contra no Oscar... e ver o filme, apesar dos pesares...
    hehe
    abços

    ResponderExcluir

resmunga ai