terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Juventude

Brasil, 2008
Direção: Domingos Oliveira


Este filme foi umas das minhas frustrações da última Mostra de Cinema de São Paulo. Por quê? Porque era um dos filmes que eu mais queria ver e além das poucas sessões, todas estavam sempre lotadas. Só por isso. O filme é simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

3 amigos de infância resolvem se reunir por um fim de semana onde eles matarão as saudades dos velhos tempos, falarão do presente e divagarão sobre o futuro. 3 amigos beirando a 3° idade. Eles vão beber (muito), conversar, trocar confidências e até brigar.

Trata-se da estréia como ator do consagrado diretor teatral Aderbal Freire Filho. Ainda fazem parte da trinca o excelente Paulo José e o próprio Domingos Oliveira.

Admiro o trabalho de Domingos Oliveira que sempre roda seus filmes, com dinheiro ou não, (normalmente sem) e anda produzindo muito ultimamente. Além do bom "Carreiras" que teve pré-estréia no Canal Brasil a uns 2 anos eu acho, ainda temos "Todo Mundo tem Problemas Sexuais" que também estava na Mostra e deve estrear ainda no primeiro semestre.

O roteiro de "Juventude" é lindo. Diálogos inteligentes, emocionantes, engraçados, ácidos e sinceros. A interpretação da trinca de atores é algo difícil de encontrar tamanho entrosamento disposto na tela. O fato de ser quase autobiográfico, faz com que os sentimentos se aflorem. Em dado momento o personagem de Domingos diz que ainda quer fazer tanta coisa, tem tantas idéias. E na vida real, realmente o vem fazendo. Sorte a nossa!

3 grandes amigos recordando grandes momentos e divertindo-se como se não houvesse amanhã. 3 velhos de 70 anos que voltam a ser crianças através da simples presença de um colega de infância.

Apesar de ter sido filmado pela lenda da fotografia Dib Lufti que filmou com Glauber Rocha, a produção mostra-se meio tosca. As imagens não são tão belas, tecnicamente falando. Tem ainda a fala arrastada de Domingos que chega a ser incompreensível em alguns momentos, mas a beleza está lá. Na força dos atores e na força do belo roteiro. Para nós homens então, é impossível não se identificar com um dos 3 personagens. Mas como eu, um belo raparigo de 30 anos vou me identificar com um velho de 70? Certas coisas nunca mudam meu caro. A amizade sincera entre homens é uma delas. Você pode ficar 10, 20, 30 anos sem ver aquele amigo. Mas quando acontece o reencontro, o tempo volta atrás.

Confesso que fui as lágrimas. O filme realmente emociona. E ver 3 mestres deste porte em ação, não é algo que deva-se desperdiçar. Infelizmente o filme não teve muito dinheiro para o lançamento, o que faz com que ele se restrinja a uma platéia de cinéfilos, mas recomendo para todos. Esquece um pouco o Oscar. "Se eu Fosse Você 2" vai sair em dvd, vai passar na tv e na "Grobo" é claro. Prestigie as cabeças pensantes do nosso cinema e do nosso Brasil. Juventude não é o tipo de filme que você vai encontrar na Blockbuster. Então meu amigo, não perca. "O melhor é ter ideais, nem que seja para perdê-los e sair procurando outros ...".




Um comentário:

  1. preciso ver, urgente!
    e pensar q tinha ingresso pra ve-lo na Mostra, mas troquei por umas cervejas em SC!! rss
    veja bem , nao estou reclamando! apenas ressaltando q preciso ve-lO! rss
    abço

    ResponderExcluir

resmunga ai