segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Lutador

EUA, 2008
Direção: Darren Aronofsky


THE RAM! THE RAM! THE RAM! Salve, salve meus caros amigos(as). Mickey Rourke voltou e não está para brincadeira. Temos aqui o filme que tem tudo para ser o xodó de 2008. Não se trata de um filme impecável ou fabuloso, mas vira e mexe, sempre aparece aquele filme que conquista nosso coração e reserva seu cantinho por ali. Pois bem, "O Lutador" teve este efeito sobre minha pessoa.

Após escolhas erradas na carreira (ele recusou participar de "Pulp Fiction") e totalmente deformado pelas pancadas do boxe e plásticas medonhas, o galã de outrora de filmes como "9 e 1/2 Semanas de Amor" e "Coração Satânico", voltou com tudo.

"O Lutador" conta a história de um lutador de wrestler, luta -livre, telecatch ou como queiram, que foi muito famoso na década de 80 e agora vive no ostracismo, vivendo de sua glória do passado e fazendo bicos em um supermercado.

Inicialmente o papel tinha sido oferececido para Nicolas Cage, mas ao saber do filme, Rourke entrou em contato com o diretor para abocanhar o papel. A troca foi uma grande jogada de Darren, uma vez que sem Mickey Rourke com certeza este filme não teria a mesma força e impacto.

Parace até autobiográfico não é mesmo? Afinal, a carreira de Rourke também chegou a beirar o esquecimento após seu surgimento como grande galã dos anos 80. Após retomar a carreira de ator com um pequeno papel em "Sin City", ele agora pretende mudar o rumo da história e é com certeza, um dos grandes favoritos ao Oscar de melhor ator, ainda mais após arrebatar o mesmo prêmio no Globo de Ouro. Temos outros grandes concorrentes como Sean Penn e Philip Seymour Hoffman, mas esses já são figurinhas carimbadas e a Academia adora esses casos de volta por cima, então acredito que ele saia com a estatueta, ao menos irei torcer muito para ele.

Do mesmo diretor de "Requiém para um Sonho" e "Pi", este drama sobre Randy "The Ram", vai fundo nas dificuldades encontradas para se reerguer na vida após a queda, ainda mais quando você conheceu o topo e foi rei. A idade pesa, o corpo já não corresponde mais e você começa a fazer uma avaliação de sua vida, de seus atos e descobre que certas coisas são muito difíceis de se mudar, como o relacionamento de pai e filha. As vezes, uma segunda chance é oferecida e um erro desta vez, pode ser fatal.

Ainda temos a presença da bela Marisa Tomei, atriz que também era uma grande promessa quando surgiu com "Meu Primo Vinny" e perdeu-se no caminho. Reapareceu recentemente no ótimo "Antes que o Diabo Saiba que Você esta Morto" e ja ganhou indicações graças ao seu papel de stripper em "O Lutador". Taí o casal perfeito.

A sequência dos dois em um bar falando sobre os anos 80 é ótima. Aliás, a trilha não poderia ser outra a não ser o bom e velho rock n´roll. Temos então Guns n´Roses e AC/DC a deliciar nossos ouvidos embalando imagens que parecem terem sido feitas para acompanhar a música. E não posso esquecer de mencionar a maravilhosa canção do "The Boss" Bruce Springsteen executada já nos créditos, que venceu o Globo de Ouro também.

Emocionante, saudosista, verdadeiro e crú. Bom roteiro, ótima direção e atuações dignas de grandes prêmios, principalmente a de Rourke, no mínimo, memorável. Taí o meu mais novo xodózinho das telonas. THE RAM! THE RAM! THE RAM!

Indicações:

Melhor ator/ Melhor atriz coadjuvante






Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai