sábado, 25 de outubro de 2008

O Canto dos Passáros

Os três Reis Magos viajam em busca do Messias que está para nascer. A jornada é engraçada. Há uma constante brincadeira sobre se será possível ou não escalar uma montanha, já que dois dos reis são pesados. Encontram abrigo do sol e tentam dormir, mas não sabem como ficar confortáveis e discutem sobre quem está mentindo. Anjos aparecem e prenunciam a vinda do Senhor. José é o único personagem a não falar catalão no filme, preferindo se expressar em hebraico.

Espanha, 2008
Direção: Albert Serra



Tentemos entender o cinema de Albert Serra. Do mesmo diretor de "Honor de Cavalleria", que fez sucesso na 30° Mostra indo inclusive parar na repescagem, "O Canto dos Pássaros" é um filme tão chato quanto o da Mostra retrasada.

Existe uma diferença entre filme ruim e filme chato, e os dois filmes que vi de Serra são muito chatos. Os dois são adaptações mais que livres de clássicos populares. O primeiro de Dom Quixote e este último sobre a peregrinação dos 3 Reis Magos para encontrar o menino Jesus.

O cinema de Serra é totalmente autoral e sensorial. Ele gosta de provocar o público com sua câmera estática onde nada acontece. Por um momento achei que o cabritinho que Maria carregava pra cima e para baixo pudesse ser a representação de Jesus na visão de Serra. Vai saber hahaha.

O filme tem alguns lampejos sensacionais, como a cena dos magos reverenciando o menino Jesus, mas não chega a salvar a fita. Serra quer incomodar o público através de suas artimanhas cinematográficas como estourar a luz logo após uma cena escura. Suas sequências infinitas e estáticas fazem com que você se canse junto com os personagens (uma sacada muito boa da minha princesa).

Na verdade, acho que Albert Serra mostrou-se um diretor muito pretensioso nos dois filmes que acompanhei. Outro fenômeno que seus filmes provocam é o exôdo da sala. Concordo que isso não quer dizer (quase) nada. Neste caso acho que disse. Só neste último cerca de 20 pessoas deixaram a sala, média semelhante ao seu outro filme que conferi à 2 anos atrás. Não é ruim, mas é chato que dói.

204
19/10 - domingo15:40
IG Cine883
26/10 - domingo21:30
HSBC Belas Artes 2







Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai