segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Alexandra

Basicamente um conto sobre a avó que vai visitar o neto, um capitão do exército russo, em serviço na Chechênia. Entretanto, o sujeito de Sokurov não é apenas a Chechênia, mas sim todas as guerras e uma reflexão sobre as feridas psíquicas geradas pelos conflitos. Sustentando um nome que evoca uma antiga civilização, a determinada Alexandra viaja para Grosny para visitar o neto de 27 anos de idade, Dennis, que ela não vê há sete anos. No passeio pela base são atormentados pelo calor opressivo e pela violência. O quartel é apresentado pelo ponto-de-vista da mulher. Com um novo olhar, ela observa a rotina dos soldados e as maquinações numa guerra sem fim.

Rússia, 2007
Direção: Alexander Sokurov


(Suspiro). Nada como um filme após o outro. Após o trauma de "Tony Manero", eu sabia que a sessão seguinte seria a salvadora para eu não ter pesadelos na hora de dormir.
Sokurov, mesmo diretor de "Moloch", mais uma vez nos presenteia com uma aula de como o Cinema deve ser feito. Que belo filme!
Belo roteiro, uma atriz excepcional, silêncios na hora certa e diálogos arrebatadores. E a fotografia ... Que linda fotografia. Poderia ter visto 2 bombas anteriormente, o que não foi o caso, que "Alexandra" me salvaria de qualquer tormento.
Um filme de Guerra, onde não existe luta, sangue, nem morte. Somente a morte psicológica de seus jovens soldados que se encantam pela presença quase mística da protagonista.
Taí o meu primeiro 5 da Mostra de 2008. Com louvor. Lindo!


811
25/10 - sábado14:30
Espaço Unibanco Pompéia 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai