sexta-feira, 17 de outubro de 2008

LINHA DE PASSE


Brasil, 2008
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

Taí mais um belo trabalho desta dupla muito talentosa de diretores. Com certeza, "Linha de Passe" estará nas listas dos melhores filmes nacionais de 2008.

Sandra Corveloni, vencedora do prêmio de melhor atriz em Cannes interpreta Cleuza, doméstica e mãe viúva de 4 rebentos. Três jovens e uma criança muito bem interpretada pela revelação mirim Kaique Jesus. Temos ainda Vinicius de Oliveira, o Josué de "Central do Brasil", bem grandinho no papel de Dario, personagem que pretende ser jogador de futebol mas não consegue passar nas peneiras por já ter 18 anos, idade considerada avançada para a entrada de um atleta nos clubes. Temos ainda, Dinho, o frentista evangélico e Dênis, o motoboy sem personalidade. Reginaldo, o pequeno interpretado por Kaique, é o único dos irmãos que possue um pai diferente, fruto de uma relação que Cleuza não guarda boas lembranças, logo, Reginaldo não faz idéia de quem seja ou quem foi seu progenitor e vive questionando a mãe sobre o mesmo. Cleuza por sua vez, trabalha de doméstica e cria os filhos sozinha. Está longe de ser a mãe perfeita, mas traz em seu rosto sofrido, as amarguras enfrentadas no decorrer de sua vida.

Walter e Daniela conseguiram captar como ninguém através de sua lente a essência da "paulicéia desvairada". Um outro lado que parece sempre caminhar à margem da realidade, uma realidade que não interessa para a classe média alta paulistana. Ou me diga: O que você sabe da pessoa que vai toda semana limpar sua casa além de seu nome? É verdade, preferimos não nos envolver muito. Walter e Daniela nos proporcionam um retrato fidedigno desta faceta ignorada por nós que temos a oportunidade de destinarmos um pouco de nossa renda para diversão. Isto fica bem claro quando o filho da patroa de Cleuza convida Dario para jogar pelo seu time do condomínio em que vive. As diferenças extremas e os objetivos totalmente opostos são muito bem apresentados ao público.

Trata-se do perfil de 5 vidas que fazem parte do nosso cotidiano mas que sempre caminham à margem do desprezo. Quando Dario recebe mais uma recusa em uma das tantas peneiras que participou e vê-se desolado no centro da cidade observando vagas de empregos. Estaria decretado o fim de seu sonho? E Dinho, o personagem que virou evangélico e tenta ser um bom rapaz, mas que vê todo seu sacrifício e devoção questionados quando é tratado como marginal. Dênis, o motoboy, rapaz inconsequente que tenta fazer tudo da melhor maneira para agradar as pessoas que o circundam, mas talvez por falta de orientação sempre escolhe o caminho errado. E o pequeno Reginaldo que fantasia no motorista do ônibus de todo dia o que poderia ser o seu pai. E no centro de todas essas vidas sofridas e maltratadas está Cleuza, a mais amargurada de todas. Uma mulher forte, decidida e muito correta. Tão correta que chega a cometer injustiças com os próprios filhos com medo de que enveredem por um caminho errôneo.

Lembra quando você era mais jovem e voltava para casa da balada já com o dia amanhecendo? No caminho de volta você avistava várias pessoas indo trabalhar enquanto você estava indo dormir, depois de gastar em uma noite o que eles levam uma semana para ganhar? Pois bem, "Linha de Passe" nos apresenta a realidade destas pessoas. A realidade da pessoa que está ao mesmo tempo tão longe e tão perto de você. Cleuzas e Almerindas existem aos milhares e tudo que elas querem é deixar um bom legado para suas crias e evitar que elas optem pelo caminho errado. Na vida que levam, um fio tênue separa esta escolha. Não existe muita opção para eles. Vai depender do caráter de quem os criou.

Jovens em busca de seus sonhos, de uma vida digna, mas que por crueldade da realidade em que vivem, perguntam-se a todo momento se vale à pena ser bonzinho neste Brasil sem escrúpulos.

E após tanta injustiça, realidade e sofrimento, o fim escapista não poderia ter sido melhor. Deixar o menino Reginaldo dirigir um ônibus pelas ruas de São Paulo foi uma idéia brilhante para tentar neutralizar a dureza do dia-a-dia e ficarmos com aquele tiquinho de esperanças de que nem tudo está perdido.

Direção imponente, atores no ápice da interpretação e um roteiro muito bem costurado, fazem de "Linha de Passe" uma das melhores surpresas dos lançamentos nacionais de 2008. Ótimo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai