quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Absurdistan

Uma comédia alegórica centrada em dois namoradinhos de infância que parecem ter sido feitos um para o outro. Até que as mulheres do vilarejo isolado em que moram, irritadas pela indiferença dos homens ao problema da falta de água, fazem uma greve de sexo que ameaça a primeira noite de amor do jovem casal.




Alemanha, 2007
Direção: Veit Helmer

Não se deixe enganar pela produção alemã. O filme foi rodado no Cazaquistão e utiliza a língua russa. Podemos dizer que trata-se de um pastelão de luxo. Qualquer semelhança com "Amélie Poulain" e " Peixe Grande" não é mera coincidência. O filme abusa da comédia e da fantasia. A narração da protagonista e o romantismo das cenas fantasiosas aproxima ainda mais "Absurdistan" do xodó francês. Um filme gostoso de se assistir, que flui facilmente sem grandes pretensões. Isso mesmo, não acho que todo filme deva ser cabeça e difícil. Alguns existem simplesmente para nos divertir e rir, é sempre muito bom. Me lembrou também um filme catalão que vi em alguma Mostra, onde a trilha era uma tuba tocando a todo momento. Aqui também a tuba está presente. Hilário. Agora não vou segurar o meu protesto. Quem frequenta a Mostra sabe que existe todo tipo de gente. Sou uma pessoa que abomina qualquer preconceito, mas falta de educação já é outra coisa. Na sessão de "Absurdistan", havia um ser querendo fazer tipo de cinéfilo gênio com sua barba a la "Los Hermanos", carregando seu catálogo e sua programação. Até aí normal. Mas ao começar o filme o cara não me tira o tênis (normal também) e enfia os pézões na poltrona da frente! Poxa vida, ninguém é obrigado a ficar com aqueles queijos nojentos atrapalhando a visão. E outra, aquilo é uma sala de CINEMA e não a sala da casa dele. Não satisfeito, o raparigo ficava preparando um chimarrão gerando um barulho enorme da água e da embalagem do mate. Sem contar que ele ficou mexendo no celular o tempo todo e soltava manifestações sonoras tipo resmungadas. PQP! , que falta de educação meu chapa! Não ta gostando do filme, sai fora. Agora não me fica fazendo pose de que é melhor que os outros e menosprezando as risadas dos outros espectadores com suas resmungadas. Cresça filhão e aprenda a ter educação. Essa barba de Moisés na sua cara não quer dizer que você seja melhor que ninguém, pelo contrário, demonstrou-se um verdadeiro babaca infantil. E no final do filme o cara ainda me solta uma resmungada escandalosa mais ou menos assim: - EEEEEEE, aquele eee de nerd que soltamos quando temos 15 anos para o colega ... "nerd" rsss. Vai ver que ele, recém saído de sua adolescência foi uma criança traumatizada. Mas a falta de educação não tem desculpa. Se esta for a nova geração de cinéfilos que esta surgindo, que só estão ali para fazer pose, estamos perdidos. Pronto, desabafei. E aliás, o filme é bom e está na programação da repescagem.


12
31/10 - sexta-feira 16:00
CineSesc






Um comentário:

  1. ahahahaha
    bela desabafada!!!

    Mas um detalhe eu não esqueço: o filme a que vc se refere é Espanhol sim, mas não Catalão. "Go Etxebeste" (lembro até do nome pq sempre cito aos amigos como exemplo das preciosidades q aparecem na Mostra) é da República Basca, (Norte da Espanha?!)
    ahah
    ele era falado em dialeto basco, inclusive!
    assistimos juntos, no Bombril, na repescagem da mostra retrasada, se nao me engano! hahahaha

    ResponderExcluir

resmunga ai