quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Trilha da Hora - Into The Wild - Eddie Vedder


A música faz parte de muitos filmes. Ela tem participação fundamental no andamento do roteiro, nas características dos personagens e principalmente na edição.

Os cinéfilos mais ortodoxos vão dizer que filme bão mesmo é aquele com fotografia terrível e sem música. Ainda bem que não somos tão rigorosos assim né. Também acho que na questão Cinema, a música não seja elemento fundamental, pelo contrário, quem sabe filmar o silêncio filma qualquer coisa, mas quando é a opção e bem utilizada, pode operar verdadeiros milagres.

Inauguro este pedacinho da farmácia então para falarmos da música do cinema. As trilhas inesquecíveis, as imagens que vem imediatamente a cabeça ao ouvir os primeiros acordes daquela canção, a trilha sonora antes e depois de Tarantino ...

A trilha que me deu a idéia para a criação deste marcador foi a trilha do filme "Na Natureza Selvagem".

Conferi este belo trabalho de Sean Penn na Mostra do ano passado. Na época a linda trilha já havia me chamado a atenção. O tempo passou e semana passada em uma daquelas andanças na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (embaçando para o filme da repescagem deste ano) deparo-me com este cd. Uma escutadinha básica bastou para tomar a decisão da compra. Em pleno crowd da livraria eu conseguia visualizar Alex Supertramp brincando na sua casa sem teto.

Eddie Vedder incorporou o personagem e realizou um trabalho sensacional. Meio folk, com algumas baladas, um toque de ukelele e até tambores indígenas (americanos) em alguns momentos, resultando numa sonoridade perfeita para as lindas imagens. Tudo isso embalado pela voz rouca de Vedder. Perfeito!

Realmente este cd já ta furando o rádio do meu carro, e como ele é curtinho, dá pra ouvir duas vezes no longo trajeto percorrido todo dia, que não seria tão longo, se não fosse nosso querido trânsito. Mas enquanto ele fizer minha mente visualizar o rio de Alex no lugar do fétido rio Pinheiros, continuará furando. Daqui a pouco vem outro filme, outra trilha ...

Aproveitei a deixa e criei também a Radio Trilha, radio do blog que será dedicada exclusivamente ... as trilhas que fazem, fizeram e irão fazer a nossa cabeça. Então deixo vocês com as lindas canções de "Na Natureza Selvagem".

ps: o filme é bom, rs.

All songs written by Eddie Vedder, except where noted:

  1. "Setting Forth" – 1:37
  2. "No Ceiling" – 1:34
  3. "Far Behind" – 2:15
  4. "Rise" – 2:36
  5. "Long Nights" – 2:31
  6. "Tuolumne" – 1:00
  7. "Hard Sun" (Indio) – 5:22
  8. "Society" (Jerry Hannan) – 3:56
  9. "The Wolf" – 1:32
  10. "End of the Road" – 3:19
  11. "Guaranteed" – 7:22
    • "Guaranteed" contains the hidden track "Guaranteed" (Humming Vocal) at 4:40

Um comentário:

  1. Compartilho com você o sentimento ao ouvir o CD e sentir como a trilha sonora foi feita de uma forma especial, como o filme, como o livro e como a historia de Chris McCandless.

    ResponderExcluir

resmunga ai