terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mais Sapatos

O lendário cineasta Werner Herzog disse uma vez que se alguém quisesse se tornar cineasta, deveria deixar a escola de cinema de lado. Em vez disso, deveria fazer uma viagem de 5.000 Km, sozinho, à pé, “digamos de Madri a Kiev”. “Enquanto estivesse caminhando”, disse Herzog, “ele aprenderia muito mais sobre a arte de fazer filmes e o processo envolvido do que se estivesse sentado numa sala de aula. Suas experiências seriam o oposto do conhecimento acadêmico, porque a escola é a morte do cinema”. Em março de 2006, Lee Kazimir decidiu testar a idéia de Herzog. Realizou a longa jornada de Madri a Kiev carregando o básico: uma tenda e saco de dormir, cadernos, e algum equipamento de câmera. A viagem levou-o à Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia e Ucrânia.
EUA, 2008
Direção: Lee Kazimir
Estarei eu louco? Ai que meda. Confesso que simpatizei com este documentário. Esqueçamos a parte técnica. Roteiro? Também não existe. A única coisa que existe é o mapa que indica qual a próxima cidade. A dificuldade de se comunicar nos países além da Espanha influenciou negativamente o documentário, pois não pôde aprofundar-se em nenhum dos personagens interessantíssimos que cruzaram seu caminho. Pra falar a verdade ele é todo tosco, cheio de clichês, mas transmite uma mensagem bacana. Cada vez menos damos valor as coisas simples da vida, ainda mais vivendo em megalópoles como São Paulo. Precisamos saber administrar nosso cotidiano para não entrarmos em curto. Existem coisas que somente aprendemos quando fazemos uma viagem desse tipo. E tem que viajar sozinho. Passei por experiência semelhante. Fui viver em um país onde não conhecia ninguém com uma cultura totalmente diferente, fiz amigos do mundo todo, do Japão á Rússa, da Coréia à Arábia Saudita. Trabalhei com mexicanos que não acreditaram em mim quando eu disse que Roberto Carlos era brasileiro. Experiências como essas são para a vida toda e se ele não voltou um melhor cineasta, com certeza voltou um homem muito melhor. Talvez seja algo muito pessoal, mas é bem melhor que Tony Manero por exemplo hahaha.






Um comentário:

  1. fala rapá!
    hj nem sai de casa!
    qto a esse filme, ousarei discordar oportunamente, qdo me puser a escrever a respeito! "Regular" é bondade sua ! ahahaha
    Mas enfim..
    Dê uma olhada nesses links:

    http://www.youtube.com/watch?v=bomw-V5XPF0&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=mKsEBJdVvgI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Y8eqOqKp3yI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Fq_7dbaQ4QA&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=teh53zJBpUI


    tosco mas muito bom!! depois te digo quem é a moça! haahaahah

    abço

    ResponderExcluir

resmunga ai