terça-feira, 12 de julho de 2011

BANANAS

EUA, 1971
Direção: Woody Allen
Não existe melhor obra para celebrar o sexto aniversário do blog (hoje 13/07). "Bananas" faz parte de minha filmoteca desde sempre. Ainda lembro quando tinha meus 13 anos e vi este filme com um de meus melhores amigos. Foi risada atrás de risada e a introdução ao universo do humorista Woody Allen. Hoje ele faz filmes mais sérios e até dramas, mas o humor é sua veia. Hoje, mais de 20 anos depois resolvi revê-lo e as risadas continuam as mesmas.
Woody interpreta um testador de produtos diversos e ridículos de uma grande firma e é apaixonado por uma ativista política. Ela no entanto procura alguém com mais liderança, um homem que se preocupa com os problemas deste mundão. Não preciso dizer que ele não é este homem e querendo provar o contrário, após ser abandonado pela mesma, Woody parte para a fictícia San Marcos, uma republiqueta da América Central dominada por um ditador.

Chegando lá ele é sequestrado e logo torna-se líder dos rebeldes (pois era o único letrado) e vira presidente de San Marcos. Reconhecido pela grande liderança, o personagem de Woody excursiona o mundo e reencontra sua antiga paixão, que não sabendo que ele agora é o presidente de San Marcos, apaixona-se pelo "líder".

O filme traz o melhor do humor escrachado do início da carreira de Allen. São piadas atrás de piadas no melhor estilo Jerry Lewis e Os Três Patetas. Idiotas e bestas muitas vezes, mas sensacionais e muito divertidas. Ao mesmo tempo em que ele faz suas piadas, sua ironia esta mais que presente brincando com religiões diversas, inclusive a sua (Woody é judeu e sempre faz piadas com este fato), ridiculariza os programas televisivos sensacionalistas e toda forma de poder, sem nunca perder a piada.

Neste dia mundial do Rock e aniversário do Cinemadicto, "Bananas" é o filme perfeito para celebrar o humor. SENSACIONAL!

ps1: Fique de olho na participação relâmpago de Sylvester Stallone no metrô.
ps2: Sim, as 5 estrelas são totalmente imparciais e emotivas.





Um comentário:

resmunga ai