segunda-feira, 18 de julho de 2011

UM LUGAR QUALQUER

EUA, 2010
Direção: Sofia Coppola


Sofia já provou que tem talento e ele não está apenas no sobrenome. A diretora do ótimo "Encontros e Desencontros", "Maria Antonieta" e "Virgens Suicidas", nos presenteia com mais um belo filme. Um filme mais europeu que americano é verdade, delicado e introspectivo e que arrebatou o Leão de Ouro em Veneza.

"Um Lugar Qualquer" conta a história de Johnny Marco (Stephen Dorff), um bem sucedido ator de Hollywood que vive em um hotel. Sofia consegue transmitir como ninguém o vazio da vida deste homem. Logo na cena de abertura já é possível captar toda angústia e falta de tesão do personagem para com a vida.

Johnny dirige sua Ferrari a esmo, participa de festas regadas a muito sexo e gasta muito dinheiro com mulheres. Destaque para as pole dancers, comédia apesar de triste. Belo humor negro. Apesar de todo sucesso, de as mulheres praticamente se abrirem por onde ele passa e de poder fazer o que quiser, Johnny parece sempre estar em depressão. Sim, caros amigos(as), dinheiro não traz felicidade, ajuda, mas não é tudo.

Surge então Cleo, sua filha de 11 anos interpretada pela super carismática Elle Fanning. A mãe resolve sumir por um tempo e Cleo passa a conviver com seu pai com mais frequência. Apesar de nunca ter sido um pai presente, Cleo desperta em Johnny uma ânsia maior pela vida. Ele arrepende-se por ter faltado em tantos momentos da filha e curte cada momento com a pequena. Essa reaproximação faz Johnny reavaliar sua vida.

Destaque para a cena inicial, das gêmeas pole dancers e da cena em que ele precisa fazer um molde de sua cabeça. Quem é você Johnny? Qual o sentido de sua vida? E claro, em se tratando de um filme de Sofia Coppola, não poderia deixar de destacar a ótima trilha sonora, marca registrada de todos seus filmes. T. Rex, The police, The Strokes e Foo Fighthers são apenas alguns dos nomes presentes no filme sobre a supervisão da ótima banda Phoenix. Não é o melhor dela, mas ainda assim, um belo programa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai