quinta-feira, 10 de março de 2011

127 HORAS

EUA, 2010
Direção: Danny Boyle

Danny Boyle merece que se tire o chapéu para ele. O cara ganhou o Oscar com um filme horrível "Quem quer ser um Milionário?", que tinha lá suas virtudes. A montagem talvez? Mas prefiro lembrar-me dele como diretor de um dos filmes preferidos de minha juventude, o sensacional "Transpoitting". Agora também será lembrado por levar a telona a história incrível de Aron Ralston.

Interpretado magistralmente por James Franco e com uma direção impecável, Boyle conseguiu transmitir toda angústia e sofrimento do personagem e ainda transmitir belos ensinamentos.

Aventureiro que é, um belo dia Aron acordou e foi escalar os belos canyons de Utah. Saiu correndo, excitado com o dia que estava por vir nas montanhas que conhece com a palma de sua mão. Tanta confiança e auto-suficiência fez com que ele não se atentasse aos pequenos detalhes que podem ser muito úteis na natureza selvagem. Na pressa, deixou os melhores equipamentos para trás e pior, não avisou ninguém para onde estava indo.

Eis que ocorre um acidente e seu braço fica preso embaixo de uma grande pedra. Ele está a mais de 1000 metros canyon abaixo, em uma pequena fenda. Gritar não adianta, não existe alma viva, quer dizer, até existe, mas ele está em um local inóspito, onde ninguém conseguiria ouvir seu desespero.

Foram mais de 5 dias preso, sobrevivendo como pôde, economizando água e submetendo-se a técnicas desesperadoras de sobrevivência. Delirava em alguns momentos, surtava em outros, mas sempre buscava manter o equilíbrio e a sensatez. Nestes 5 dias lá preso, mostrou como devemos dar importância as coisas simples da vida, como o sol que nasce todo dia para todos, mas nem sempre lembramos e agradecemos por poder desfrutá-lo. Aron tinha apenas 15 minutos de sol por dia e esses 15 minutos o confortavam de maneira inexplicável.

Aron também refletia sobre sua família e sua namorada. Como é bom sentir o toque, o carinho da pessoa amada, mas como sempre, aprendemos a dar valor as coisas quando estamos na iminência de perdê-las. Brigamos por idiotices, reclamamos de barriga cheia, somos vaidosos até dizer chega. Você não precisa estar a beira da morte para lembrar das pessoas e coisas que ama. Faça isso hoje e agradeça sempre ao despertar pelo prazer de mais um dia.

Apesar de ocorrer em apenas uma locação e com um personagem, o filme passa longe do tédio. A montagem é incrível, como todos os filmes de Danny e a história desse homem, sua força e amor pela vida, é algo fora de série. Qualquer coisa é insignificativa perante o milagre de poder acordar todo dia. Aproveite e agradeça, sempre.

ps: Além do trailer, postarei aqui uma breve explicação do verdadeiro Aron, de como tudo aconteceu.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai