sábado, 19 de março de 2011

ALMAS À VENDA

EUA/FRANÇA, 2009
Direção: Sophie Barthes

Sensação de déjà vu? Bem, se você assistiu ao maravilhoso "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" com certeza a terá.

O filme foi bem comentado e conta com um excelente cast tendo como protagonista o ótimo Paul Giamatti e um belo elenco de apoio como David Strathairn e Emily Watson. Isso bastaria para conferir a película, mas o roteiro ... Bem, já vi outro parecido e mil vezes superior, logo ... A decepção foi grande.

Giamatti faz o papel de um ator em crise prestes as estreiar o espetáculo russo "Tio Vânia". Ele carrega muitas emoções do passado e não consegue entregar-se ao trabalho, tampouco ao seu cotidiano com tantas aflições fantasmagóricas batendo à sua porta. Lendo um artigo na revista "New Yorker", descobre que existe uma empresa que armazena almas (isso mesmo) e vai atrás.

Lá ele tem sua alma extraída e agora esta livre para exercer seu trabalho e continuar a levar sua vida sem a alma carregada pelo passado que o atormentava. Mas as consequências não são lá tão boas como imaginava-se. Sim, agora ele não tem mais sentimentos nem pensamentos negativos. Nada mais o incomoda, mas ele torna-se uma pessoa fria e calculista, sem emoções, o que para um ator convenhamos, não é nada bom. O que ele faz então? Aluga a alma de uma poeta russa para conseguir atuar e estrear sua peça.

Como disse, poderia ser muito interessante se já não tivesse sido feito. Com o outro filme na cabeça, "Almas à Venda" decepciona e muito. Primeiro pela falta de originalidade e segundo, pela morosidade com que o roteiro "quase plágio" desenrola-se. Uma pena, pois os atores são fantásticos, já tendo demonstrado seus talentos em outros filmes, mas infelizmente aqui, não foram nada exigidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai