quinta-feira, 10 de março de 2011

5 X FAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS

Brasil, 2010
Direção: Cacau Amaral, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra, Manaira Carneiro, Rodrigo Felha, Wagner Novais e Luciano Vidigal.

O filme de 2010 busca claras referências no original filmado em 1961. No primeiro filme, cinco jovens diretores ficaram a cargo de realizar a película, dos cinco, três tornaram-se cineastas essenciais da cinematografia brasileira e do movimento do Cinema Novo. Entre eles, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirzman e Cacá Diegues, sendo este último quem assina a produção do novo filme.

A grande diferença é que os sete diretores que assinam o novo filme saíram da própria favela, diferentemente do original onde os diretores eram provenientes da classe média.

São cinco curtas sem ligação que variam do humor ao drama, mas sempre com aquele ar de injustiça deste país chamado Brasil. Fatos que ocorrem somente aqui e que enojam. Destaque para "Fonte de Renda", onde um jovem busca o tráfico como alternativa para bancar sua faculdade e "Arroz com Feijão", onde uma criança tenta satisfazer o desejo do pai de ter aquela "mistura" na hora do rango.

A ideia era fazer um filme sobre a favela que se opusesse aos filmes consagrados sobre o tema, como "Cidade de Deus" por exemplo. Mostrando principalmente a garra, perseverança e bom humor das comunidades que vivem nos morros cariocas. Até que conseguiu, apesar de mesmo no humor, dar aquela sensação de que este país precisa ser colonizado novamente para que as coisas melhorem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai