quinta-feira, 10 de março de 2011

THE RUNAWAYS - GAROTAS DO ROCK

EUA, 2010
Direção: Floria Sigismondi

O grande atrativo deste filme, que não emplacou, era conferir a performance das jovens atrizes (Dakota Fanning e Kristen Stewart) representando mulheres de atitude, ou seja, fora de seus castelos românticos de menininha como a série vampiresca "Crepúsculo" e os filmes baba de Dakota.

A dupla foi escalada então para contar a história da primeira e maior banda de rock formada apenas por mulheres. Dakota no papel de Cherie Currie e Kristen como Joan Jett.

A grande mentora de tudo isso sempre foi Joan Jett, a única que se importava apenas com a música. Em 1975 a banda estava formada e fazia alguns shows, mas o produtor Kim Fowley, que produziu Kiss e Alice Cooper, achava que faltava algo mais e estava certo. Com a entrada da bomb blondie sweet sixteen Cherrie Currie a banda explodiu nos EUA, Europa e Japão, chegando a abrir shows para Van Halen e excursionar com os Ramones.

Bom, Dakota Fanning não convenceu como a explosiva Cherrie, talvez seja implicância minha, uma vez que tenho uma certa birra com essa atriz, mas Kristen mostrou-se versátil e representou muito bem o mito Joan Jett.

O filme conta a história da banda, a ousadia de criar um grupo somente de mulheres e ainda por cima tocando rock, estilo totalmente masculino naquela época. Sofreram e muito com o preconceito e quebraram barreiras ao mostrarem para o mundo que realmente sabiam tocar suas guitarras. Com o sucesso veio as brigas internas, principalmente pelo fato da vocalista aparecer mais que as outras. A única que não se importava com o estrelismo de Cherrie era Joan, que não por acaso, foi a única que seguiu uma carreira musical consistente e de sucesso. Tem também Lita Ford, que enveredou-se pelo heavy metal, e até pouco tempo era a musa dos cabeludos.

O filme é fraco, o que vale aqui é a música e a excelente representação de uma época onde o rock ainda era dominado pelos machões. Vale também para conhecer melhor a história de Joan Jett, que assim como eu, ama o rock n' roll sem suas vaidades. Aliás, sua clássica "I Love Rock N' Roll" continua e sempre continuará firme nas pistas mais sujas do planeta e também no meu coração rockeiro. Já cantava Neil Young: Hey hey my my, rock n' roll will never die ...

ps: postarei aqui , além do trailer, um show das verdadeiras musas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

resmunga ai