quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A REDE SOCIAL

EUA, 2010
Direção: David Fincher

A escolha de Fincher para contar a história do império Facebook e seu criador Mark Zuckerberg foi um tiro perfeito. Diretor de ótimos filmes como "O Clube da Luta" e "Seven", Fincher realiza um filme ágil, que entretém e envolve, além de muito bem dirigido.

O que um pé na bunda não faz ... Alguns sofrem por semanas e querem se matar, outros vão para a frente do computador e inventam uma maneira de ficar bilionário. Bem, na realidade não é bem assim, mas se você for um gênio indomável como Mark, talvez você consiga realizar 1/3 do que ele fez, se optar pela segunda opção é claro.

Ao levar um fora da namorada, Mark corre para o computador para se vingar e ao mesmo tempo em que bloga horrores sobre a ex, cria um site de comparação de garotas da faculdade, mais especificamente Harvard. O site entitulado de Facemash é um sucesso instantâneo internamente e obtém 20.000 acessos em 2 horas, fazendo com que a rede da faculdade venha abaixo.

Tal feito chama a atenção de todos, mas especialmente dos gêmeos Winklevoss que estão desenvolvendo uma rede social para Harvard e chamam Mark para ser o programador. Mark topa e torna a ideia dos gêmeos mil vezes melhor, e claro, apropria-se dela.

No diálogo inicial já percebe-se que Mark é um ser arrogante, como todo gênio deve ser, conversar com simples mortais pode ser um martírio, e se ele é arrogante com a namorada, imagine com os outros. Outra característica de Mark é a inveja. Ele inveja as pessoas que conseguem entrar na fraternidade Phoenix Club e inveja o físico dos praticantes de remo da faculdade. Os gêmeos além de ricos e poderosos, representam o time de remo de Harvard, que competiu pelo país nas Olimpíadas de Pequim. Ou seja, Mark construiu seu império movido basicamente pela vingança.

Outro personagem muito importante do filme é o brasileiro Eduardo Saverin, que teoricamente, era o melhor amigo de Mark. Ao desenvolver o site, Mark chama Eduardo para ser seu sócio. Eduardo é o investidor, o homem do dinheiro que irá ajudar Mark a tornar realidade aquilo que até então estava somente em sua cabeça. De início os dois vão muito bem, até Mark conhecer Sean Parker, o polêmico criador do Napster que mudou para sempre a indústria fonográfica. O filme mostra claramente que Sean é a única pessoa que Mark respeita e admira. Ele enxerga em Sean alguém mais próximo de sua realidade e compra todas suas ideias, fazendo com que Eduardo vire carta fora do baralho.

Resumindo, Mark é uma pessoa arrogante, invejosa e sem escrúpulos literalmente. Traiu seu melhor amigo, roubou a ideia dos gêmeos e expôs sua ex ao ridículo. Trata-se de um gênio, que ficou rico sem querer, pois dinheiro nunca foi seu objetivo final e sim vingar-se de tudo e de todos. Ficou rico, mas extremamente solitário.

Destaque para a soberba atuação de Jesse Eisenberg no papel principal. O slogan do filme não poderia ser melhor: "Ninguém conquista 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos." Mark fez vários. E o mais louco de tudo é que é tudo verdade. Muito bom.






Indicações ao Oscar: Filme/Ator/Fotografia/Direção/Edição/Trilha/Mixagem de som/Roterio adaptado

Um comentário:

resmunga ai